quarta-feira, 14 de maio de 2008

Retirado do site da Folha On Line
09/05/2008 - 09h48
Coqueluches tecnológicos podem implodir a web, diz estudioso
Publicidade
da Reuters, em Londres
A ascensão de aparelhos eletrônicos como iPhone, BlackBerry e Xbox ameaça reverter as décadas de inovação que ajudaram a construir a rede, alerta Jonathan Zittrain, professor de governança e regulamentação de web do Oxford Internet Institute, parte da Universidade de Oxford.
Em seu novo livro "The Future of the Internet and How To Stop It" ("O Futuro da Internet e Como Impedi-lo", em tradução livre), ele diz que a arquitetura simples e aberta da web é a chave tanto para seu enorme sucesso quanto para suas falhas.
Divulgação
Jonathan Zittrain, professor de Oxford, alerta para o futuro da web
O professor diz que os mais recentes aparelhos de alta demanda são caixas seladas, "estéreis", que sufocam a criatividade e transformam os consumidores em usuários passivos da tecnologia.
Ao contrário dos computadores domésticos, os novos aparelhos com acesso à internet não se prestam às alterações e ao trabalho colaborativo que conduz a avanços tecnológicos, diz. A mistura de aparelhos, o excesso de regulamentação e os temores quanto à segurança da internet podem destruir o sistema por dentro.
"Não quero ver um mundo em dois escalões, no qual apenas os especialistas sejam capazes de sobreviver e no qual os não-especialistas fiquem presos entre algo que não entendem e algo que os limita", disse Zittrain.
Zittrain contrasta um dos primeiros computadores produzidos em massa, o Apple 2, dos anos 70, com o mais recente aparelho da companhia, o iPhone. Ele diz que o iPhone é típico daquilo que designa como "aparelhos atrelados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.