terça-feira, 10 de junho de 2008

DEBATE NO RIO DE JANEIRO SOBRE A CONVENÇAO INTERAMERICANA CONTRA O RACISMO

Recebido por email e divulgando.

O NEAB-UERJ -Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, a Criola e o CEJIL -Centro pela Justiça e Direito Internacional,
Convidam você para o DEBATE sobre a CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA O RACISMO, TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO E INTOLERÂNCIA.

11 de junho de 2008
De 10h as 12h
UERJ - sala 12.122, Bloco F, 12º andar.


Os Estados membros da Organização dos Estados Americanos, OEA, desde setembro de 2005, vêm realizando, por meio de um Grupo de Trabalho presidido pela missão diplomática do Estado brasileiro na OEA, um processo de elaboração da Convenção Interamericana Contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação e Intolerância.

As organizações não governamentais de vários países do continente vêm acompanhando passo a passo o processo de elaboração do Projeto de Convenção (desde aquelas que atuam no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, até organizações de defesa dos direitos dos afrodescendentes, mulheres, homossexuais, migrantes, da liberdade religiosa e credo, etc.) e têm a expectativa que este novo instrumento internacional possa vir a proporcionar uma resposta qualificada e diferenciada às violações sofridas por grupos específicos que historicamente são discriminados em nossas sociedades.

Nesse sentido, acompanhar e incidir neste processo é muito importante para garantir a ampliação e o respeito dos direitos dos afrodescendentes, refletindo sobre o texto do projeto, e elaborando sugestões referentes aos conceitos de racismo, discriminação e intolerância e ainda, sobre os aspectos propositivos que tal instrumento deve contemplar.

Portanto a realização desse evento pretende atualizá-lo nesse processo compartilhando informação sobre seu histórico, principais obstáculos políticos e perspectivas.
Esperamos por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.