terça-feira, 10 de junho de 2008

ENCONTROS PRELIMINARES DE CULTURA NEGRA E PSICANÁLISE

Recebido por email e divulgando.

Dessa vez: Folclore, Mitos, Lendas e Identidade Nacional
Expositores:
Lara Pamplona (Professora do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia/Alemanha)
Januário Garcia (Fotógrafo, autor do livro 1980-2005: 25 anos de Movimento Negro);
Rodrigo Lyra (Psicanalista/ Digaí-Maré)


Dia: 13 de junho, sexta-feira, às 19:00 horasLocal: IPDH, Av. Mem de Sá, nº 39, Arcos da Lapa (Espaço Abdias Nascimento)

Desde janeiro desse ano o Instituto Palmares de Direitos Humanos – IPDH, em parceria com o Instituto OCA e com o apoio da Associação DIGAÍ-MARE, vem realizando uma série de encontros preliminares para o I Seminário de Cultura Negra e Psicanálise: das caravelas e tumbeiros ao Hip-Hop, que se realizará do dia 31 de agosto ao dia 4 de setembro de 2008, no Espaço Abdias Nascimento, sede do IPDH, na Lapa.

Sob o enfoque de cultura negra e psicanálise, os temas tratados nos encontros preliminares anteriores foram: Tornar-se Negro (como referência, o pioneirismo da Dra. Neuza Santos Souza); Madame Satã (como referência de ícone da malandragem carioca, homossexual e negro); Cidadania e Singularidade (sobre as bases, os conflitos e as particularidades individuais e coletivas na cultura e na psicanálise); Hip- Hop, cidadania e cultura (sobre a experiência de jovens negros com o Hip-Hop, seu modo de intervenção social e seus ideais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.