sábado, 28 de junho de 2008

ROMANCE "ROTA EXISTENCIAL" DE GRAÇA


Publicação com apoio da Fundação Palmares.
Rota existencial é uma romance que quer poderiamos enquadra-lá como "Literatura Afirmativa", como é apresentada no título de apresetação. Para baixar clique aqui ou neste link alternativo.

Apresentação

LITERATURA AFIRMATIVA
Rota Existencial, da escritora afro-descendente Maria Helena Vargas da Silveira, a Helena do Sul, aborda aspectos implícitos e ou explícitos das relações étnico-raciais no Brasil, a partir de contos breves, crônicas, depoimentos, sátiras e poesias. A generosidade literária da autora transborda no universo da negritude, fazendo deste novo livro um presente inusitado de Literatura Afirmativa.
O livro divide-se em quatro momentos diferenciados, porém de estrita relação.
Narrando especificidades do povo negro, que o poder hegemônico tenta tornar invisível, afloram o talento, a criatividade e ousadia da escritora, na produção dos contos, crônicas e sátiras
que compõem o ineditismo da primeira parte da obra.
Com um olhar que remete à Antropologia Social, ao gênero literário memorialístico e às constatações de realidades atuais, os textos se concretizam na prosa leve sem perder a firmeza da narrativa que caminha, de forma natural, para a contundência de muitas análises sócio-econômicas, culturais, educativas e de gênero, provocativas para os leitores.


Diony Maria Oliveira Soares
Jornalista, especialista em Antropologia Social,
mestranda em Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.