quarta-feira, 9 de julho de 2008

CAPOEIRA PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Retirado do blog do CEN. Vale a pena visitar o blog, pois lá também tem um resumo bastante interessante sobre a origem da capoeira no Brasil

Posted In: . By Yoná Valentim
Uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras pode ser reconhecida, já na próxima semana, como patrimônio histórico e artístico imaterial brasileiro.
Na terça-feira, dia 15 de julho, será apreciada a proposta de registro da capoeira como patrimônio cultural do Brasil durante a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Palácio Rio Branco, em Salvador. Estarão presentes no evento o ministro Interino da Cultura, Juca Ferreira, o governador da Bahia, Jacques Wagner, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, além de autoridades locais e diversos grupos de capoeiristas, que pretendem acompanhar a votação e realizar uma grande roda em frente ao palácio do governo.
O pedido de registro da capoeira foi uma iniciativa do Iphan e do Ministério da Cultura. É resultado de uma ampla pesquisa realizada entre 2006 e 2007 para a produção de conhecimento e documentação sobre o bem imaterial, sintetizada num dossiê final.
Os capoeiristas vão celebrar o registro de sua arte com um grande evento no Teatro Castro Alves, oferecido pelo Ministério da Cultura, o Iphan, Fundação Cultural Palmares e o Governo do Estado. Já estão confirmados apresentação dos baianos do Recôncavo, Maria Bethânia e Roberto Mendes, dos percussionistas Naná Vasconcelos, Wilson Café e Ramiro Musotto, além do mestre capoeirista Lorimbau. A entrada será gratuita e haverá distribuição de ingressos na véspera.
Ainda no Teatro Castro Alves, será aberta a exposição Na roda da capoeira, produzida a partir do inventário realizado entre 2006 e 2007 para o registro deste bem cultural. São pinturas, esculturas em barro, instrumentos musicais, xilogravuras e folhetos de cordel que retratam o universo da capoeiragem. Na ocasião, também haverá o lançamento do livro, produzido pelo Iphan, Ofício das baianas do acarajé. O material é resultado do processo de registro, em janeiro de 2005, desse outro saber característico da cultura afro-brasileira.
Serviço:
Reunião do Conselho Consultivo do Iphan
Data: 15/07/2008
Horário: a partir das 14h30
Local: Salão dos Espelhos do Palácio Rio Branco - Praça Tomé de Sousa, s/n, Centro - Salvador / BA
Shows: Marienne de Castro, Roberto Mendes, Naná Vasconcelos, Wilson Café, Ramiro Musotto, Lorimbau e Orquestra de Berimbau.
Horário: 19h
Local: Teatro Castro Alves - Praça 2 de julho, s/n, Campo Grande - Salvador/BAServiço:
Reunião do Conselho Consultivo do Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.