domingo, 20 de julho de 2008

EVENTO RITMO E SONS DA MÃE ÁFRICA - FESTIVAL INTRNACIONAL DE CAPOEIRA

Retirado do site do Diário do Nordeste

FESTIVAL (19/7/2008)

A partir de amanhã, Fortaleza sediará o I Festival Internacional de Capoeira e Tradições Afro-descendentes. (Foto: Divulgação)

A capoeira será a base do Festival. Oficinas e palestras abordam aspectos culturais da arte herdada dos africanos (Foto: Patrícia Oliveira)
O som do berimbau dará início à primeira edição do Festival Internacional de Capoeira e Tradições afro-descendentes, que acontece de domingo, dia 20, à sexta-feira, 25. O evento reúne dança, gastronomia, teatro, música, além de pessoas de vários países
Uma vasta programação cultural marca a primeira edição ´Tribos, Berimbaus e Tambores - I Festival Internacional de Capoeira e Tradições Afro-descendentes´, que acontece a partir de amanhã e se estende até a próxima sexta-feira, 25. Seminários, oficinas, feira gastronômica e apresentações culturais reunirão estudiosos, pesquisadores, artistas e capoeiristas da América Latina e Europa.
Segundo o organizador do Festival, Robério Batista (Mestre Ratto), o evento é inspirado no Festival Internacional de Tradições Afro-Americanas(Fita), que acontece na Venezuela. ´Há quatro anos vou ao Fita. Em 2007 fui eleito membro honorário e resolvi trazer um pouco do espírito desse evento pra cá. É incrível como o povo de lá se envolve. Minhas expectativas são as melhores, tanto que pensamos que ele aconteça em outros anos´, comenta.
Aqui, a capoeira ganha um destaque maior na programação com oficinas, palestras, rodas e apresentações. ´A gente quer trabalhar a capoeira como um todo. Nosso objetivo é resgatar nossa raiz cultural, ou seja, nossa identidade´, defende.
Além disso, haverá show de reggae, na quinta-feira, com Banda Leões de Pedra, Dub Foundation Soundsystem e Selecta. No último dia, uma maratona de apresentações que incluem os espetáculos de danças afrobrasileiras Vozes Nago ( Valéria Pinheiro) e Quilombos (Bia Duarte), Cortejo dos Batuqueiros da Caravana Cultural, o Hip Hop do grupo MH2O e o show Tambores Venezuelanos.
Discussão cultural
Com a expectativa de atrair cerca de 600 participantes, o evento deve integrar artistas brasileiros e pesquisadores provenientes de sete países: Venezuela, Espanha, Hungria, Israel, Portugal, França e Holanda. Uma das convidadas é a coordenadora do Fita, a venezuelana Victória Lopez.
Na quarta-feira, o Professor-Doutor Fred Abreu - historiador da Universidade Federal da Bahia e uma das maiores referências no assunto, chega a Fortaleza para participar de um debate sobre Culturas afro-descendentes e Cidadania ao lado do antropólogo cearense Osvald Barroso. ´O que a gente quer é que a maior contribuição do evento seja um estudo estendido à pratica sobre a herança africana na América´,completa Mestre Ratto.
Para atrair ainda mais pessoas para celebrar a cultura afro, há várias opções gratuitas. Confira a programação completa do evento no site
www.diariodonordeste.com.br

Mais informações:
Tribos, Berimbaus e Tambores - I Festival Internacional de Capoeira e Tradições afro-descendentes, de 20 a 27 de julho, no Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Av. Pessoa Anta, 218 - Praia de Iracema). (3254.7817 e 8866.5835).
Karine Zaranza
Repórter
Domingo
16h - Cortejo de Berimbaus no trajeto Praia de Iracema -Dragão do Mar. Concentração, às 15h, em frente ao Náutico Atlético Clube.
17h - Abertura dos Jogos Comunitários de Capoeira do CECAB, na Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar.
18h - Abertura Oficial do I Festival Internacional de Capoeira e Tradições Afrodescendentes no Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.