segunda-feira, 21 de julho de 2008

FIQUE ONLINE MESMO SE A BANDA LARGA CAIR

Retirado do yahoonotícias.

Seg, 21 Jul - 00h30

Durante o colapso do Speedy (banda larga da Telefônica), que no início do mês deixou todos os assinantes no Estado de São Paulo sem internet, muita gente ficou de braços cruzados esperando a conexão voltar. E quem não pode esperar para enviar um e-mail urgente ou precisa de qualquer jeito acessar determinado site? Faz o quê?
Há várias maneiras de se conectar à internet quando a conexão de banda larga cai. Desde voltar à lenta internet discada (que é o único tipo de acesso em boa parte dos municípios brasileiros) até usar o celular para conectar o computador à rede. Para as pessoas e pequenas empresas que não podem correr o risco de ficar sem internet rápida, o jeito mesmo é assinar dois planos de banda larga de diferentes provedores.
As soluções salvam não só no caso de uma pane geral, mas também durante aquelas quedas de conexão que atingem determinados bairros da cidade quase todos os dias, seja do Speedy, do Vírtua ou de qualquer outro provedor de internet banda larga.
A internet discada é a solução mais prática e barata para quem não quer correr atrás de uma lan house, de um lugar com Wi-Fi (conexão sem fio presente em restaurantes, cafés, aeroportos, etc.) ou de bater na porta de vizinhos e amigos implorando para usar a internet.
Foi o que fez o professor de física Aparecido José do Rosário, de 43 anos, durante os dias que abalaram a conexão do Speedy. "Precisava pesquisar artigos na internet para preparar uma atividade de leitura na aula e ainda queria postar no meu blog. Tive de ir para a discada", diz Rosário que, mesmo sendo assinante de banda larga, mantém uma conta no IG, o conhecido provedor discado gratuito. "Fiquei até as duas da manhã para terminar tudo, mas funcionou", continua.
Com Diego Machuca, de 19 anos, que trabalha em um escritório de contabilidade em Jacareí (SP), a internet discada também foi a única maneira de não atrasar demais a entrega do FGTS dos clientes, que precisa ser feita nos primeiros dias do mês sem falta. "Conectamos um dos computadores pela discada só para isso. Todos os outros trabalhos do escritório ficaram em segundo plano e até a semana passada estávamos repondo o atraso. No dia, também tivemos de imprimir muitos documentos e mandar com o motoboy. Ele não parou o dia inteiro. Normalmente, com a internet funcionando, a gente envia tudo pela rede, sem imprimir nada", conta.
Como fazer
A internet discada é lenta, mas resolve para mandar um e-mail em uma emergência. Só que, para se conectar, você precisa estar preparado. Não adianta pensar em usar a web discada só quando a banda larga sair do ar.
Primeiro, certifique-se de que seu computador tem um modem compatível. Os modelos mais novos de PCs nem vêm mais com a placa. É fácil saber isso. Basta procurar atrás do computador pela entrada de telefone. Se você não tiver um modem, pode comprar uma placa, que não sai por mais de R$ 30, e pedir para um técnico instalá-la no PC. Outra forma é comprar um modem externo, o que é bem mais caro (cerca de R$130).
Você também vai precisar de um programa, conhecido como discador, de um dos provedores de internet discada. É a forma mais fácil de se conectar, e eles podem ser baixados nos sites dos provedores. O Estadão (www.estadao.com.br) tem um discador gratuito. Outras opções são o Orolix (www.orolix.com.br) e o IG (www.ig.com.br).
Com tudo pronto, ligue o cabo do telefone no computador, crie uma conta no provedor que você preferir e faça o teste. Você vai ouvir o clássico som do modem chiando. Se houver falhas, vá em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e entre em Opções de Telefone e Modem. Confira se as regras de discagem estão corretas. Em caso de dúvida, telefone para a assistência técnica do provedor.
Agora o seu PC está preparado e você terá internet mesmo se a banda larga insistir em desconectá-lo. As informações são do O Estado de S. Paulo/Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.