terça-feira, 15 de julho de 2008

ÁFRICA QUER INVESTIMENTO EM PROL DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO

Retirado do site do PNUD.

Sharm El-Sheikh, 08/07/2008
Relatório de líderes africanos cobra que G8 cumpra promessa de aumentar recursos para continente avançar nos Objetivos do Milênio
da PrimaPagina
Uma comissão formada por líderes africanos produziu um relatório para pôr em prática ações que ajudem o continente a avançar nos
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). A idéia do documento é atrair investimentos para agricultura e infra-estrutura e melhorar sistemas de educação e saúde.
O relatório — feito com apoio de instituições como Banco de Desenvolvimento Africano, Comissão Européia, Fundo Monetário Internacional, Banco de Desenvolvimento Islâmico, Banco Mundial e OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) — pede que os países do G8 (grupo que reúne os sete países mais ricos do planeta, além da Rússia) cumpram a promessa de, até 2010, elevar em US$ 62 bilhões ao ano (em valores de 2007) a ajuda ao desenvolvimento na África. Os dados mais recentes indicam que o incremento até agora foi de apenas US$ 15,5 bilhões.
A reunião para divulgação do estudo — que contou com a participação da vice-secretária-geral das Nações Unidas, Asha-Rose Migiro, e do presidente da Tanzânia Jakaya Kikwete —aconteceu na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, antes da reunião do G8.
“Até agora, não tínhamos um claro entendimento sobre as políticas, programas e projetos que precisam ser implantados para colocar África no caminho certo para alcançar os Objetivos do Milênio”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “As recomendações do grupo fornecem um roteiro para obter os progressos necessários na região”.
Entre as recomendações para reduzir a pobreza, a comissão pede investimentos em agricultura, melhorias nos sistemas de saúde e educação do continente, obras de infra-estrutura e criação de um sistema de monitoramento para avaliar os progressos nos indicadores dos Objetivos do Milênio e mostrar quais as ações mais eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.