Sharm El-Sheikh, 08/07/2008
Relatório de líderes africanos cobra que G8 cumpra promessa de aumentar recursos para continente avançar nos Objetivos do Milênio
da PrimaPagina

O relatório — feito com apoio de instituições como Banco de Desenvolvimento Africano, Comissão Européia, Fundo Monetário Internacional, Banco de Desenvolvimento Islâmico, Banco Mundial e OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) — pede que os países do G8 (grupo que reúne os sete países mais ricos do planeta, além da Rússia) cumpram a promessa de, até 2010, elevar em US$ 62 bilhões ao ano (em valores de 2007) a ajuda ao desenvolvimento na África. Os dados mais recentes indicam que o incremento até agora foi de apenas US$ 15,5 bilhões.
A reunião para divulgação do estudo — que contou com a participação da vice-secretária-geral das Nações Unidas, Asha-Rose Migiro, e do presidente da Tanzânia Jakaya Kikwete —aconteceu na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, antes da reunião do G8.
“Até agora, não tínhamos um claro entendimento sobre as políticas, programas e projetos que precisam ser implantados para colocar África no caminho certo para alcançar os Objetivos do Milênio”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “As recomendações do grupo fornecem um roteiro para obter os progressos necessários na região”.
Entre as recomendações para reduzir a pobreza, a comissão pede investimentos em agricultura, melhorias nos sistemas de saúde e educação do continente, obras de infra-estrutura e criação de um sistema de monitoramento para avaliar os progressos nos indicadores dos Objetivos do Milênio e mostrar quais as ações mais eficazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.