Retirado do site da Agência Senado
PLENÁRIO / Pronunciamentos08/07/2008 - 16h04
Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas
Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a aprovação, na semana passada, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), de projeto (PLS 546/07) de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que reserva 50% das vagas em instituições públicas federais de ensino superior, profissional e tecnológico para estudantes oriundos de escolas públicas. Paim, que relatou a matéria, disse que a medida objetiva "romper por meio da educação o ciclo de pobreza e exclusão que atinge milhares de brasileiros, em especial os jovens".
- Fomos favoráveis à idéia por ela vir ao encontro daquilo que defendemos nessas mais de duas décadas aqui no Congresso Nacional - disse Paim, salientando que a proposição inclui projeto já arquivado de sua autoria, que garantia 50% das cotas no ensino superior para alunos de escolas públicas.
Paim lembrou, ainda, que também inseriu em seu relatório ao projeto de Ideli cotas para pessoas com deficiência.
- Assim, esses brasileiros, ao lado dos mais pobres, dos negros e dos índios, que já estavam contemplados no projeto original, terão maior acesso à educação - enfatizou, acrescentando que a matéria, por ter sido aprovada em decisão terminativa, vai ao exame da Câmara dos Deputados sem necessidade de votação no Plenário do Senado.
Ainda em seu pronunciamento, o senador defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 24/05) que institui o Fundo Nacional de Ensino Profissionalizante (Fundep). A medida, conforme justificação do autor, tem o objetivo de democratizar o acesso a cursos profissionais.
Domingos Mourão Neto / Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.