terça-feira, 26 de agosto de 2008

PAÍSES AFRICANOS ESTUDAM PROGRAMAS DE RENDA DO BRASIL

Retirado do site do PNUD

Brasília, 22/08/2008
África estuda programa de renda do Brasil
Representantes de seis nações africanas vêm ao país participar de seminário e reuniões para conhecer projetos de combate à fome
SARAH FERNANDES

da PrimaPagina

Programas brasileiros voltados à redução da pobreza e da fome, como o Bolsa Família, podem inspirar iniciativas de proteção social em seis países africanos. Uma missão com 28 representantes de Angola, Gana, Moçambique, Namíbia, Quênia e Tanzânia vêm ao Brasil na segunda-feira para conhecer projetos e participar de seminário sobre pobreza. A expectativa é que o encontro resulte em um acordo de cooperação técnica entre o Brasil e as nações africanas.
A missão — composta por dirigentes e técnicos de ministérios de proteção social — estará no Brasil entre 25 e 29 de agosto para uma visita de estudos. No primeiro dia, os africanos participarão de um seminário para apresentar os programas de combate à pobreza implantados em seus países. O evento acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e será aberto pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias. Estarão presentes um representante do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a representante do PNUD Brasil, Kim Bolduc.
Na terça e na quarta-feira eles participarão de reuniões no MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), e na quinta e na sexta farão visitas de campo para conhecer iniciativas de proteção social, como Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Centro de Referência de Assistência Social, Restaurantes Populares e Programa de Cisternas.
“O objetivo da missão é permitir a troca de informações entre governos, aprimorar políticas de proteção social e estreitar os laços com a África”, afirma o chefe da assessoria internacional do MDS, Valdomiro Luis de Sousa. O resultado esperado é que o encontro gere assessoria técnica do Brasil para os países africanos, para que eles implantem programas de combate à pobreza.
A visita é uma das ações do Programa Brasil-África de Cooperação em Desenvolvimento, iniciado em 2005. O projeto é implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, pelo Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional e pelo
Centro Internacional de Pobreza, uma instituição de pesquisa do PNUD, resultado de uma parceria com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
“O Brasil tem uma estrutura de proteção social bem elaborada, mas a idéia é desenvolver uma troca de experiências”, afirma a consultora do programa, Melissa Andrade. “Queremos mostrar experiências em integração de políticas e legislação. O que resolve a pobreza não é uma única ação, mas várias”.

Leia também
Ação do Brasil para minorias inspira Vietnã Bangladesh vê orçamento pioneiro do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.