terça-feira, 5 de agosto de 2008

PRÊMIO TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS 2008

Retirado do site da SEPPIR. Uma oportunidade muito interessante.

05/08/2008

Pesquisas, estudos e trabalhos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas, Agrárias e afins direcionados aos temas das comunidades quilombolas brasileiras podem concorrer ao Prêmio Territórios Quilombolas edição 2008. A premiação é de âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos nas categorias Ensaio inédito e Experiências e memórias.
Os melhores 15 trabalhos receberão prêmios em dinheiro (até R$3 mil), certificados, publicação impressa em formato coletânea e um kit de publicações especializadas. Para inscrever-se é preciso preencher formulário específico que encontra-se disponível na página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (
www.mda.gov.br), na página do programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (www.mda.gov.br/aegre), no portal NEAD (www.nead.gov.br) e das instituições parceiras (www.abant.org.br; www.anpocs.org.br; e www.mulheresnegras.org/abpn). A ficha de inscrição preenchida, juntamente com toda a documentação exigida, deveraá ser remetidas à Secretaria do Prêmio Territórios Quilombolas até o dia 15 de janeiro de 2009.
Os trabalhos deverão abordar pelo menos um dos seguintes temas sobre territórios quilombolas:
- Regularização fundiária;
- Movimentos sociais;
- Gênero;
- Produção, mercado e geração de renda;
- Saúde e segurança alimentar e nutricional;
- Etnodesenvolvimento;
- História e memória;
- Organização social;
- Relações étnico-raciais;
- Religiosidade;
- Meio Ambiente;
- Educação;
- Comunicação e mídia;
- Aspectos geracionais;
- Aspectos jurídicos.
São parceiros na promoção do Prêmio a SEPPIR, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).
Mais informações pelos telefones (61) 2191-9845/ 9869 ou através do correio eletrônico
premioterritoriosquilombolas@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.