UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TESE DE DOUTORADO
O NEGRO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR-PERSPECTIVAS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
Edwiges Pereira Rosa Camargo
Ano: 2005
TESE DE DOUTORADO
O NEGRO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR-PERSPECTIVAS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
Edwiges Pereira Rosa Camargo
Ano: 2005
pp. 1/212
RESUMO
A presente pesquisa objetiva avaliar a presença do negro na universidade e as medidas governamentais propostas, tendo em vista ampliar o número de negros na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida na PUC-Campinas,
valendo-se de questionários aplicados aos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação e dos cursos de Especialização e Graduação da Faculdade de Educação. Foram sujeitos da pesquisa 331 alunos os quais opinaram sobre ação afirmativa, cota, democracia racial, fornecendo dados quanto ao trabalho, aos cursos freqüentados anteriormente, à renda familiar e auto declaração quanto à cor, a fim de mapear-se o número de alunos negros na
Faculdade de Educação. Como resultado, obtiveram-se estes dados: a faculdade de educação é freqüentada por uma maioria feminina e branca e o total de negros (a soma daqueles que se auto declararam de cor preta ou de
cor parda) é de 61 alunos. Brancos e negros declararam a inoperância dascotas e questionaram as ações afirmativas dirigidas ao negro por julgarem a medida discriminatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.