quarta-feira, 10 de setembro de 2008

SECRETÁRIA EM SALVADOR OFERECE CURSO GÊNERO E RAÇA

Retirado do site da SPM.
SPM leva o curso Gênero, Raça e Inclusão Digital para comunidades carentes de Salvador

A partir do próximo dia 08 do corrente mês, a Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres realizará a aula inaugural do curso Gênero, Raça e Inclusão Digital que, posteriormente, será ministrado em quatro comunidades de Salvador: o Centro Histórico, Jaguaripe II, Calafate e Planalto Real – Plataforma. Estes bairros foram escolhidos devido à concentração de populações menos assistidas da cidade (carente de serviços), e atendendo a antigas reivindicações destas organizações, que já possuíam estruturas, mas não tinham os profissionais. A proposta é levar o curso, que já é oferecido na sede da SPM desde 2006 (e já formou cerca de 3.000 mulheres), nos bairros onde residem.

“Para muitas mulheres o deslocamento significa um custo alto. Com as aulas sendo oferecidas perto de suas casas, além da economia, elas são mais estimuladas a participar, pois suas colegas são suas amigas e vizinhas. A interação com a turma flui bem melhor e representa uma aproximação significativa da SPM com as comunidades”, afirma Eliane Boa Morte, responsável pelo curso.

Vale ressaltar que a atividade integra um projeto piloto da Superintendência, intitulado “Ampliando a SPM nas Comunidades”, cuja idéia é garantir sua permanência no quadro de cursos oferecidos pelo órgão e, em breve, ampliar o número de bairros de 4 (quatro) para 10 (dez).

O objetivo é atingir cerca de 500 mulheres que deverão integrar as 4 (quatro) turmas previstas até o final do ano. O curso é divido em oficinas de raça, gênero e informática básica (Word, Power Point, Excel e Internet), com carga horária total de 72 (setenta e duas) horas. Além do aprendizado básico de informática que, para muitas mulheres, ainda é um obstáculo no mercado de trabalho, elas aprendem noções de gênero e raça e, através de uma metodologia participativa, discutem as temáticas da violência doméstica e sexual, discriminação, cidadania. O intuito deste projeto é o fortalecimento da participação cidadã de todas as mulheres numa perspectiva de inclusão social e enfrentamento das desigualdades.

A implementação do curso é resultado da parceria da SPM com associações comunitárias e outras entidades da sociedade civil, que cederam os espaços e equipamentos. Outras organizações que queiram participar podem entrar em contato com a SPM e agendar uma conversa.

O curso é gratuito e as interessadas podem se inscrever nos seguintes pontos comunitários:
· Centro Histórico de Salvador – sede da ONG A Mulherada
· Jaguaripe II – sede do Conselho de Moradores de Jaguaripe e adjacências (Comorja)
· Calafate – sede do Coletivo de Mulheres do Calafate
· Planalto Real – Plataforma – sede da Cooparquetur

Outras informações através do telefone 2108-7310 (Eliane).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.