quinta-feira, 4 de setembro de 2008

UFU VAI TER AÇÃO AFIRMATIVA

Retirado do site Universia.

Dentro do Campus
02/09/2008


UFU cria o campus do Glória e novos cursos de graduação

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Arquimedes Diógenes Ciloni, anunciou nesta segunda-feira, 01/09, em entrevista coletiva à imprensa, a criação dos cursos de graduação em Jornalismo, Relações Internacionais, habilitação em Espanhol dentro do curso de Letras e cinco novas habilitações do curso de Música, além da ampliação de vagas no curso de Letras.
O vestibular para concorrer aos cursos criados será realizado em janeiro de 2009. Na entrevista, o reitor anunciou também a criação do Campus do Glória que abrigará, a partir de 2010, os cursos de Engenharia Ambiental e Zootecnia. Nesse ano, 770 novas vagas foram criadas na UFU dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni) e, até 2012, totalizarão 1.350 novas vagas.
Outro assunto abordado pelo reitor foi a criação de uma nova modalidade de ingresso na UFU: o Programa de Ações Afirmativas de Ingresso ao Ensino Superior (Paaes), em substituição ao antigo Paies. Por esse novo processo, os alunos da rede pública de ensino deverão ter cursado, para ingresso na UFU, os quatro últimos anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas.
Para o reitor, essa nova modalidade de ingresso concorrerá para o fortalecimento do ensino público, uma vez que, pelo modelo anterior (Paies), de quatro vagas oferecidas, três eram ocupadas por alunos provenientes de escolas particulares. "Este processo precisava sofrer uma mudança e, agora, o Paaes é uma nova luz para os alunos do ensino médio da escola pública, que terão mais chance de entrar na universidade, o que representa uma forte política de inclusão", disse o reitor.
Fonte: UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.