terça-feira, 14 de outubro de 2008

ANALFABETISMO CAI MENOS NA POPULAÇÃO NEGRA

Retirado do site do IPEA. Para baixar a análise clique nos três links abaixo ou neste link alternativo. para mais postagens sobre o IPEA clique aqui. Se quiser baixar análises, textos e documentos especiais antigos do IPEA sobre questão racial clique aqui.

Analfabetismo cai 7,2 pontos percentuais nos últimos 15 anos(14/10/2008)

A análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apresentada hoje pelo Ipea, apontou que o analfabetismo no Brasil caiu nos últimos anos. A queda maior ocorreu na população com 15 anos de idade ou mais. O número de analfabetos em 1992 era de 17,2% e caiu para 10% em 2007. Isso representa 7,2 pontos percentuais em 15 anos. Em 1992 o país registrava taxa de 17,2% de analfabetos. No ano passado foi registro foi bem menor. Caiu para 10%.

Os dados foram divulgados no Comunicado da Presidência nº 12, "Pnad-2007: Primeiras Análises (volume 4) - Educação, juventude e raça". Desde o Comunicado da Presidência nº 9, os técnicos em planejamento e pesquisa do Ipea vêm analisando os números da Pnad. Veja todos os comunicados no link
+ acessadas
De acordo com o diretor da diretoria de estudos sociais do Ipea, Jorge Abrahão, houve grande redução no Nordeste do país mas essa região ainda concentra o maior número de pessoas que não sabem ler nem escrever. "Coube à região Nordeste a maior redução (0,8 p.p.), no entanto essa região ainda apresenta um índice que é o dobro da média brasileira, situando-se em 20%, e bastante acima das taxas no Sul-Sudeste, que não ultrapassam os 6%."
Tabela 1
Taxa de analfabetismo segundo categorias selecionadas
Brasil (1992 - 2007)
[clique na imagem para ampliar]
Faixa etária
Em relação à faixa etária da população não alfabetizada, foi detectado que esse número é maior entre a população com 40 anos ou mais. Esse grupo concentra 17,2% de analfabetos. Isso evidencia problemas de acesso a escola que grande parte da população brasileira mais velha teve, quando estava em período escolar.
Brasil rural
De acordo com a localização, foi observado que em relação a área rural quase um quarto de sua população é analfabeta. Já para a população urbana/metropolitana este índice é de 4,4%.
Negros e o analfabetismo
É possível observar números bastante expressivos quando o indicador leva em consideração os quesitos raça/cor. Mesmo com alguns avanços, a população negra ainda representa mais que o dobro do número de brancos que não sabem ler nem escrever. O primeiro grupo representa 14,1%, sendo que o segundo apresenta um número bem menor, apenas 6,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.