terça-feira, 28 de outubro de 2008

UFES NÃO ALTERA REGRAS DE COTAS

Retirado do site GazetaOnline.

Ufes não altera regras de cotas para evitar fraudes no vestibular
24/10/2008 - 19h09 (
Rafael Porto - Redação Gazeta Rádios e Internet)

Sem novidades. Assim a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) se prepara para evitar novas fraudes no sistema de cotas do VestUfes 2009. Neste ano, uma estudante de Direito revelou ao jornal A GAZETA ter entrado na universidade mesmo após concluir o ensino médio na rede particular de ensino.
A professora Sandra Duarte Ferreira, da Comissão coordenadora do Vestibular (CCV), isentou a universidade de culpa pela fraude. "No momento, não cabe à CCV falar ou julgar, até porque nem sabemos sobre o caso. Não fomos notificados e existe uma comissão específica na Ufes para cuidar disto", declarou.
De acordo com Sandra, apenas uma alteração foi programada. A Resolução 31 exige dos candidatos cotistas cursando o Supletivo um mínimo de oito anos concluídos no ensino fundamental da Rede Pública de ensino.

Vagas
Nos cursos, poucas alterações. A coordenadora destacou apenas a presença do curso de Engenharia Civil entre os cinco mais procurados, com 10,7 candidatos por vaga. "Isto veio após uma série de reportagens de divulgação da necessidade deste profissional no mercado de trabalho. Além disto, também vimos um crescimento na relação candidato por vaga dos cursos do norte, relacionados ao petróleo", enfatizou.
Afastando polêmicas que envolveram a seleção de candidatos no último vestibular, Sandra deixou claro que na primeira fase, apenas a pontuação vale como critério seletivo. A coordenadora citou o exemplo do curso de Administração, que possui 100 vagas disponíveis e mais de 500 candidatos inscritos.
Para a segunda fase vão os 300 alunos com maior pontuação, independentemente de serem cotistas ou não. Caso neste grupo não haja 45 cotistas - o percentual de vagas para no curso de Administração é de 45% - serão acrescidos à disputa os mais bem posicionados.
A coordenadora explicou ainda que, até mesmo os cotistas, podem ser eliminados. Segundo ela, para ser aprovado, o estudante precisa acertar ao menos 30% das questões e alcançar dois pontos na redação.
No dia 1º de novembro será divulgada a relação de candidatos aceitos no sistema de inclusão social. O cartão de inscrição poderá ser acessado na internet a partir do próximo dia 3. Confira aqui a lista completa da relação candidato/vaga divulgada nesta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.