quinta-feira, 6 de novembro de 2008

INSCRIÇÕES NO SISTEMA DE COTAS SUPERA EXPECTATIVA NA UESPI

Retirado do site do 180graus.

05/11/2008 - 20h55min
Quase 4 mil candidatos se inscreveram no Sistema de Cotas da Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informou que 3.899 candidatos se inscreveram no Sistema de Cotas e vão disputar as 437 vagas oferecidas no Vestibular 2009 da instituição, que adotou o sistema após o projeto de lei de autoria do deputado Antônio Félix que destina, inicialmente, 10% das vagas ofertadas aos alunos oriundos de escolas públicas.
Essa nova metodologia garante que os cursos mais concorridos, como o de Medicina que no Vestibular 2009 terá cerca de 52 candidatos disputando uma vaga, terá a inscrição de alunos que estudaram em escolas públicas.
Para o autor da Lei, deputado Antônio Félix, oferta de cotas é a única maneira de atender a camada mais carente ao acesso à instituição, bem como promover a inclusão social de pessoas historicamente excluídas desse processo. “Para 2009 teremos a certeza de que alunos carentes estarão estudando em cursos como Medicina, Direito, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, o que não acontecia em anos anteriores”, disse o parlamentar.

Metodologia será apresentado na Europa
A Universidade Estadual do Piauí vai apresentar no período de 4 a 7 de fevereiro de 2009, na cidade de Braga em Portugal, o Sistema de Cotas, que reserva 10% das vagas para estudantes de escolas públicas em todos os cursos de graduação da entidade. O Sistema de Cotas será apresentado durante o X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto. O evento reúne trabalhos de países que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial.
O Sistema de Cotas atende à Lei Nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, de autoria do Deputado Antônio Félix, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, atende alunos que tenham concluído todo o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública (federal, estadual ou municipal). Dentro dessa porcentagem, 50% são reservados a candidatos de escola pública declaradamente negros.
A criação do sistema de cotas pela Uespi representa um marco na história da Universidade que, enquanto entidade comprometida com o tripé ensino, pesquisa e extensão e com a qualidade de vida do povo piauiense, insere-se no contexto dos debates acerca das Ações Afirmativas – medidas especiais tomadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela marginalização e discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.