domingo, 30 de novembro de 2008

SEMIÁRIO A MULHER E A MÍDIA

Recebido por email.


Seminário NacionalA Mulher e a Mídia 5Rio de Janeiro, 1º e 2 de novembro de 2008
Hotel Novo Mundo - Praia do Flamengo, 20
Mídia e Gênero nas Eleições
A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), o Instituto Patrícia Galvão e o Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) irão realizar o Seminário A Mulher e a Mídia 5, no Rio de Janeiro, nos dias 1º e 2 de novembro de 2008.
Em seu quinto ano de existência, o Seminário A Mulher e a Mídia tem contribuído para mudar – para melhor – o enfoque do debate que envolve as mulheres e sua imagem e participação na mídia. A discussão sobre o tratamento que a mídia dá usualmente às mulheres em espaços de poder e decisão, em especial no âmbito da política formal, tem sido freqüente em nossos encontros.
Assim, como 2008 é ano de eleições municipais, A Mulher e a Mídia 5 centrará seus debates sobre o enfoque dado à questão de gênero nas eleições, seja do ponto de vista das candidatas mulheres, seja do ponto de vista de candidatos e candidatas que incorporam em suas plataformas a temática de gênero.
Para dar mais atualidade e objetividade ao tema, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) contratou um serviço especial de clipping que está fazendo, ao longo da campanha eleitoral, o acompanhamento das matérias e da abordagem que a mídia dispensa às mulheres candidatas e aos temas relativos à mulher. O resultado deste monitoramento será apresentado no encontro e subsidiará nossas discussões.
A Mulher e a Mídia 5 abordará dois eixos do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM): a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão (eixo 5); e cultura, comunicação e mídia igualitária, democrática e não-discriminatória (eixo 8).
Programação
1º de novembro (sábado)
Nilcéa Freire, ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Júnia Puglia, vice-diretora regional do Unifem Brasil para o Cone Sul
Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia GalvãoCoordenação: Lourdinha Antonioli, assessora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Érico Firmo - Editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura do jornal O Povo (Fortaleza/CE);
José Eustáquio Diniz Alves - Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e coordenador de pós-graduação da ENCE/IBGE
Tereza Cruvinel - Jornalista e presidenta da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)
Sandra Aliaga Bruch - Comunicadora social e jornalista de La Paz, Bolívia
Coordenadora: Luiza Bairros – Secretária de Igualdade do Estado da Bahia
12h30 às 14h – Almoço
14h – Reunião dos Grupos de Trabalho
Questões de estímulo – Mesa 1 Como foi a relação mídia e gênero, em sua localidade, no processo eleitoral de 2008?Que plataformas de políticas públicas relativas a gênero foram bem sucedidas nas campanhas?Que políticas públicas podem provocar mudanças favoráveis na questão?O que pode ser construído para vencer obstáculos colocados por partidos, mídia e sociedade nas eleições de 2010?
15h30 – Coffee Break
16h – Reunião geral - síntese dos Grupos de TrabalhoApresentação de sínteses das discussões pelas relatoras dos grupos
Coordenadora: Márcia de Cássia Gomes – Coordenadora dos Direitos da Mulher (CONDIM) de Belo Horizonte/MG
Comentários: Vanda Menezes – Psicóloga, perita criminal e integrante da Rede Mulher e Democracia (Maceió/AL)
2 de novembro (domingo)

9h –
Mesa 2 – Campanha Mais Mulheres no Poder – desafios e perspectivas
Sonia Malheiros Miguel - Historiadora e subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Fátima Pacheco Jordão - Especialista em opinião pública e diretora do CulturaData, da TV Cultura/SP. Integra o conselho editorial do jornal O Estado de S.Paulo, do qual é colunista.
Dora Pires - Integrante do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos
Coordenador: Edson Cardoso – Mestre em Comunicação Social pela UnB e editor do jornal Irohín
Elis Monteiro – Repórter do caderno de informática do jornal O Glob
oAlessandra Aldé - Cientista política e professora de Comunicação da UERJ
Sérgio Amadeu - Professor de comunicação da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo
Carmen Silvia Rial - Professora do Departamento de Antropologia da UFSC
Carla Rodrigues – JornalistaCoordenadora: Vera Daisy Barcellos – Jornalista da Rede Feminista de Saúde
13h às 14h – Almoço
14h – Reunião dos Grupos de TrabalhoQuestões de estímulo – Mesas 2 e 3
Qual o impacto da mídia digital na formação de opinião das pessoas, em especial nos processos eleitorais?
Como otimizar o uso para em prol de nossas pautas? Campanha “Mais Mulheres no Poder” – continuidade e ampliação
15h30 – Coffee Break
16h – Reunião geral – sínteses dos Grupos de Trabalho
Apresentação da síntese das discussões pelas relatoras Comentários: Rachel Moreno – Psicóloga e pesquisadora do Observatório da Mulher
Coordenadora: Amália Fischer – Coordenadora executiva do Fundo Ângela Borba
17h – Encerramento

Acesse as matérias sobre o evento:
3 – Mídia Digital, Gênero e Processo Eleitoral
Mais informações:
amulhereamidia2008@uol.com.br

Instituto Patrícia Galvão: (11) 3266-5434
Secretaria Especial de Políticas para Mulheres: (61) 2104-9377

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Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.