Retirado do site África 21.
21/01/2009
Comércio
Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos estão no roteiro da missão que pretende incrementar a corrente comercial e os investimentos na região.
Da Redação
Comércio
Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos estão no roteiro da missão que pretende incrementar a corrente comercial e os investimentos na região.
Da Redação
Argel será uma das cidades visitadas
Brasília – Entre 24 e 30 de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizará missão empresarial no norte da África.
Liderada pelo ministro Miguel Jorge do MDIC, a missão visitará a Líbia, Tunísia, Argélia e o Marrocos. O objetivo é promover o incremento da corrente comercial e de investimentos brasileiros naquela região, assim como explorar possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e norte-africanos.
As economias destes países têm apresentado taxas expressivas de crescimento (acima de 5%), superior à média da expansão da economia mundial, e potencial complementaridade com a economia brasileira, criando assim novas oportunidades de negócios.
Por outro lado, estes países também têm recebido fluxos crescentes de investimentos diretos estrangeiros desde a década 1990, o que revela a eficácia de algumas das reformas efetuadas nos últimos anos, como as privatizações e a abertura de determinados setores ao capital estrangeiro.
Os três motores da globalização – liberalização, privatização e desregulamentação – estão na ordem do dia dos países do norte da África. As privatizações seguem em marcha: construção, turismo, transportes, telecomunicações e energia, são alguns dos setores abrangidos.
O comércio bilateral do Brasil com a região passa por uma notável expansão, com a corrente comercial registrando US$ 6,1 bilhões no período janeiro-outubro de 2008, o que representa uma expansão de 56,4% em relação ao mesmo período de 2007 (US$ 3,9 bilhões), e confirma uma trajetória de crescimento registrada nos últimos cinco anos (crescimento de 178%).
A pauta de produtos apresenta um grande nível de concentração, o que gera excelentes possibilidades de negócios em áreas ainda não exploradas ou pouco desenvolvidas. Entre os setores que apresentam maior potencial encontram-se produtos agro-alimentares, automotivo, equipamentos de transportes, equipamentos elétricos, telecomunicações e tecnologia da informação, defesa, têxteis, calçados, aeronáutico e energia. Com informações do MDIC.
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Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.