quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

NA UEPI, SOBRAM 158 VAGAS PARA NEGROS NO VESTIBULAR

Retirado do site Cidade Verde.

SURPRESA:Uma luta histórica do movimento negro caiu por terra com resultado do vestibular deste ano.
O Vestibular 2009 da Uespi revelou um dado surpreendente. Dos 3.979 candidatos que concorreram a uma vaga da instituição, somente 61 foram aprovados através da cota para negros e 278 para escolas públicas. Sobraram 158 vagas do sistema de cotas que foram remanejadas para ampla concorrência.

1ª colocada no vestibular da Uespi é casada com futuro médico
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ofereceu 438 vagas para o sistema de cotas. Destas, metade eram destinadas a alunos que se declararam negros e a outra para estudantes de escolas públicas.
Como os alunos que se declararam negros, em muitos campi não conseguiram atingir a pontuação e outros fizeram tantos pontos que não precisaram fazer parte do sistema de cotas, sobraram mais de 100 vagas para alunos negros.
Veja a relação dos aprovados no Vestibular da Uespi

O edital do concurso previa que caso essas vagas não fossem preenchidas elas deveriam ser distribuídas para a concorrência geral.

“Nós iremos analisar o que pode ter acontecido para que essas vagas sejam redistribuídas no próximo vestibular. Podemos observar que muitos lugares não precisavam de cotas e iremos fazer um estudo para que se transferir essas cotas para cursos e campi que realmente necessitem das cotas”, destacou a Reitora da Uespi, Valéria Madeiro.
Segundo a Reitora, as cotas do interior do Estado podem ser transferidas para Teresina e Parnaíba e para os cursos de Bacharelado, que são os mais concorridos e possuem mais alunos de escolas particulares.

Redação redacao@cidadeverde.com
Matéria Publicada em 13/01/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.