sábado, 17 de janeiro de 2009

PELO FIM DA INTOLERÂNA RELIGIOSA

Retirado do jornal A Tarde, mas lido antes no blog do CEN.

14/01/2009
Margarida Neide AG. A TARDE

No próximo dia 21, o Largo da Sereia em Itapuã será o ponto de partida da Caminhada contra a Intolerância Religiosa e pela Paz. A iniciativa é da comunidade do terreiro Axé Abassá de Ogum e tem o objetivo de reunir gente de todas as religiões.
O ato, que começará às 9 horas, tem uma grande importância simbólica: é que nesta data é comemorado, desde o ano passado, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
A data resultou de um projeto de Lei do deputado baiano Daniel Almeida, inspirado em uma ação semelhante da vereadora por Salvador, Olívia Santana, sua colega de partido, o PCdoB.
O Axé Abassá de Ogum puxa o cortejo pois foi nele onde se deu origem as razões da data: em 21 de janeiro de 2000, a então mais alta sacerdotisa da Casa, Mãe Gilda, morreu de infarto após ter sido vítima de agressões por conta da sua opção pelo candomblé.Além de ter a casa invadida por evangélicos que queriam lhe submeter a uma "sessão de exorcismo" por duas vezes, Mãe Gilda foi parar nas páginas do jornal Folha Universal, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Uma foto sua ilustrava a matéria intitulada "Macumbeiros charlatães lesam a vida e o bolso dos clientes".A partir de então sua alegria desapareceu e sua saúde piorou até que ela morreu no dia 21. Sua filha e sucessora no comando do terreiro, Jaciara Santos, começou então uma luta em busca de reparação e justiça.
Foi uma batalha longa e em setembro do ano passado Mãe Jaciara e demais herdeiros de Mãe Gilda ganharam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o direito a uma indenização por danos morais causados à sua mãe.
Foi a primeira vez no Brasil que uma instituição, no caso a IURD, foi condenada por intolerância religiosa. Até então havia casos envolvendo pessoas físicas.Voltando à caminhada: ela vai ser encerrada na mágica Lagoa do Abaeté. Neste dia também será lançada a Cartilha de Preservação Ambiental, um projeto da Fundação Pedro Calmon e as atividades serão encerradas em grande estilo com a Feijoada de Ogum.
Na última terça-feira, Mãe Jaciara esteve com o deputado Daniel e apresentou o projeto do evento. O parlamentar prometeu buscar recursos para reforçar a edição 2010 da caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.