sábado, 10 de janeiro de 2009

QUILOMBOLAS TEM PARCERIA COM GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL

Retirado do site Pantanal News.

Geral - 05/01/2009
Quilombolas comemoram parceria com governo e aguardam melhorias para 2009
Rachid Waqued
Por Boris Valerio Verbisck, do Notícias MS

As comunidades Quilombolas de Mato Grosso do Sul comemoram a parceria com o Governo do Estado, que, em 2008, iniciou a construção de 150 casas populares e outras obras para as melhorias da infra-estrutura das comunidades.
A expectativa para 2009 é que sejam aprovados recursos, junto do Governo Federal, para a construção de Centros de Referência e que sejam oficializadas as titulações das terras. Segundo o presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (ICCAB) e conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Antônio Borges, as comunidades aguardam resposta do Governo Federal. “Enviamos projetos para a construção de cinco Centros de Referência, com sede e quadra de esportes, para a Secretaria Especial de Política Pública para a Igualdade Racial (Sepir) e estamos aguardando resposta para 2009” informou Borges.
“Também aguardamos a aprovação da emenda parlamentar do deputado federal Dagoberto Nogueira, no valor de R$ 200 mil, para a construção da Casa da África, em Campo Grande, que visa abrigar entidades do movimento negro” declarou Antônio Borges. Outra reivindicação, segundo o líder do movimento negro no Estado, é a titulação de nove terras quilombolas pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Há uma década, as furnas de Dionízio e Boa Sorte reivindicam as titulações”.
Há uma semana, o Diário Oficial da União publicou uma portaria reconhecendo o território quilombola da comunidade São Miguel, em Maracaju. Cerca de 420 hectares serão desapropriados e repassados às famílias dos remanescentes quilombolas. Ao todo, segundo Antônio Borges, são 16 comunidades de Quilombos no Estado, reconhecidos pela Fundação Palmares e que aguardam as titulações.
Borges comemora a parceria com o Governo do Estado na construção de casas populares. Serão entregues, em 2009, casas nas comunidades Furnas do Dionísio, Araújo Ribeiro, Os Pretos, São Miguel, Picadinha, Chácara Buriti, Ourolândia, Santa Teresa, Furnas dos Baianos, e Família Cardoso. Nesta última só haviam barracos, mas as obras já estão em fase final.
O movimento também solicitou à Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) mais 300 casas em três comunidades: Tia Eva e São João Batista, em Campo Grande, e Familia Bispo, em Sonora. A solicitação é para atender as famílias que não foram contempladas anteriormente por motivos como falta de documentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.