sábado, 10 de janeiro de 2009

Retirado do blog Jornalismo na Américas.

EUA
Internet passa jornais como principal fonte de notícias para os americanos
Uma pesquisa nacional mostra que pela primeira vez mais americanos citam a Internet como sua principal fonte de notícias do que os jornais, segundo o Pew Research Center.
A pesquisa, realizada no início de dezembro, revela que 40% dos entrevistados disseram que a Internet é a sua principal fonte de notícias nacionais e internacionais, contra 35% dos que citaram os jornais.
No ano passado, a mesma pesquisa ainda mostrava uma supremacia dos jornais (34%) sobre a Internet (24%).
A televisão mantém-se na liderança, como principal fonte de notícias para 70% dos entrevistados, mas esta posição está em declínio (o índice era de 74% em setembro do ano passado).
O declínicio da TV se dá principalmente entre os americanos com menos de 30 anos. Neste grupo, a Internet já empata com a televisão em 59% na preferencia dos jovens.
No ano passado, o quadro era muito mais favorável à TV: 68% dos jovens citaram a televisão como principal fonte de notícias e apenas 34% mencionaram a Internet.
A notícia sobre a decadência dos jornais como fonte de notícia entre os americanos não podia ser pior para este setor da mídia, que vem sofrendo a pior crise de sua história nos Estados Unidos, com a queda de circulação e de receita.


Por Rosental Alves em 12/29/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.