MUITO AXÉ E MILITÂNCIA SEMPRE
Categoria acadêmica: Extensão
Local: Instituto de Economia - UFRJ, Av. Pasteur nº 250 – Urca/RJ
Dias/horário:
Turma I: Segundas-feiras e quintas-feiras – das 18h20 as 20h20.
Turma II: Segundas-feiras e quintas-feiras – das 20h20 as 22h20.
Período de Aulas:
Turma I: Entre os dia 04 de maio a 27 de agosto de 2009. Turma II: Entre os dia 01 de junho a 24 de setembro de 2009. Turma III: Previsão inicial para o mês de agosto de 2009.
Objetivo:
Atuar na formação continuada de professores da rede pública e particular de ensino no Rio de Janeiro, tendo como ênfase o estudo das Relações Raciais e no entendimento das teorias, estatísticas sociais e na bibliografia atualmente existentes. Consequentemente mobilizar maior número de alunos assim como criar novas redes de discussão, não só no ambiente escolar, mas sensibilizar as famílias, sobre a importância do estudo e reflexão sobre as relações existentes entre as questões sociais e raciais no Brasil.
Contribuir para a construção de ferramentas pedagógicas no espaço escolar que permitam o uso, em sala de aula e demais planos, das informações obtidas nas Oficinas.
Reforçar dentro do meio acadêmico a importância da discussão do estudo das relações Raciais em diferentes esferas de ensino.
Difusão de conhecimento sobre a temática étnico-racial.
Público alvo: professores da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro.
Metodologia:
Aulas expositivas e presenciais.
Sistema de acompanhamento do desenvolvimento do aprendizado dos alunos através de plataforma de um Chat e Forun de debates.
Proposta pedagógica que busca articular conhecimentos teóricos e práticos em Ciências humanas e sociais e Estatística aplicada.
Conteúdo:
- Panorama dos Principais Marcos Teóricos do Estudo as Desigualdades Sociais no Mundo e no Brasil.
Introdução crítica ao pensamento social brasileiro e o estudo das relações raciais - Parte I (tradição culturalista). - Introdução crítica ao pensamento social brasileiro e o estudo das relações raciais - Parte II (tradição estruturalista).
- Multiculturalismo e as leis 10.639/03 e 11.645/08.
- Ações Afirmativas: experiência internacional e brasileira.
- Indicadores Sociais e Econômicos: conceitos, aplicações e limites.
- Estatística Aplicada às Ciências Sociais.
- Oficina utilizando Indicadores Sociais na sala de aula.
Carga horária: 64 horas presenciais e participação em fórum de discussão.
Coordenação: Marcelo Jorge de Paula Paixão
Corpo docente:
- Amílcar Araújo: doutorando em História com estágio doutoral no Johns Hopkins.
- Amir Coelho Barros: mestrado em Engenharia de Produção – professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Azoilda Loretto: doutorado em Comunicação.
- João Sabóia: doutorado em engenharia industrial e pós-doutorado pela Universidade de Paris – professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Marcelo Paixão: doutorado em Sociologia – professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laeser.
- Renato Êmerson: doutorado em Geografia Humana.
- Waldir da Silva Santos: mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ..
Período de inscrição: Entre o dia 10 a 27 de abril de 2009
Seleção:
A seleção será feita obedecendo aos seguintes critérios:
Ser professor da rede público e/ou privada
Ordem de inscrição.
Obs: No caso do não preenchimento de todas as vagas disponíveis para professores, as mesmas serão alocadas para estudantes e pesquisadores.
Valor: Curso gratuito
MEC/ UNIAFRO
Apoio:
SEEDUC - RJ
Sinpro-Rio
Certificado: Será expedido pela UFRJ
Critérios de avaliação:
Avaliação no final de cada módulo (em grupo e em sala de aula).
Participação no Fórum de debates com produção coletiva (em grupo e em sala de aula)
Trabalho final: monografia
Obs: O aluno deverá ter presença de no mínimo 75% das aulas e participação em fórum de discussão.
Informações:
Informações: extensao.laeser@ie.ufrj.br
estou muito feliz neste momento, porque encontrei esta pagiana. A sensação que tenho agora é de estar encontrando "o broto de minhas raizes". Fui criada por familia brancas po isso pouco sei de minhas origem. Obrigada.
ResponderExcluirmaristela