sábado, 20 de junho de 2009

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DADOS DESAGREGADOS POR RAÇA E ETNIA

Retirado do site da UNIFEM da ONU, mas lido antes no blog Vídeos étnicos.

Notícias
19.06.09 Censos demográficos e raça nas Américas são temas de encontro organizado pelo governo brasileiro e Nações Unidas(19/06/2009 - 15:36)
Somente 9 dos 19 países latino-americanos contêm base de dados sobre afrodescendentes. Na rodada dos censos nacionais de 2010 já serão visíveis mudanças nas bases da Argentina, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Cuba e República Dominicana

Brasília (Brasil) - A desagregação de dados por raça/etnia nos censos nacionais de 2010 da América Latina e Caribe estará em discussão no Seminário Internacional de Dados Desagregados por Raça e Etnia da População Afrodescendente das Américas. O encontro reunirá institutos internacionais de pesquisa, especialistas em indicadores socioeconômicos, Nações Unidas e governo brasileiro.

O seminário é parte da estratégia de assegurar a visibilidade estatística de afrodescendentes na região das Américas, como uma ação política que garanta a coleta e análise de dados desagregados por raça/etnia nos censos de 2010/2012. A desagregação de dados por raça/etnia pode resultar no aperfeiçoamento das políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, de acordo com os compromissos assumidos pelos Estados da região e reiterados na Conferência de Revisão de Durban, realizada em Genebra, em abril de 2009.

Atualmente, somente 9 dos 19 países latinoamericanos contêm base de dados sobre afrodescendentes. Na rodada dos censos nacionais de 2010 já serão visíveis mudanças nas bases da Argentina, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Cuba e República Dominicana. “

No Brasil, 2010 será o ano para refinar os dados censitários relativos aos povos indígenas. Nos Estados Unidos, o debate se faz presente através do aprimoramento dos mecanismos referentes aos latino-americanos, pois negros e indígenas são classificados nessa categoria em detrimento da sua origem étnico-racial”, aponta Maria Inês Barbosa, coordenadora do programa de Gênero, Raça e Etnia do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas) Brasil e Cone Sul.

Articulação regional
Após o seminário no Brasil, serão programadas atividades para o Equador, Venezuela e República Dominicana como forma de impulsionar o debate sobre a desagregação dos dados por raça, etnia e gênero. Para os ativistas sociais, esses dados podem revelar o panorama real das condições socioeconômicas de afrodescendentes e indígenas e servir de base para a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e das desigualdades de gênero.

O seminário é uma resposta às ações propostas para a Divisão de População da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) pelos participantes afrodescendentes dos países da América Latina e do Caribe presentes no Seminário Oficina “Censos 2010 e a inclusão do Enfoque Étnico – Rumo a uma construção participativa com povos indígenas e Afrodescendentes da América Latina”, realizado em Santiago do Chile em novembro de 2008; e as decisões tomadas pela sociedade civil durante a Conferência de Revisão em Genebra.

O evento é realizado pela Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) em parceria com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), IPC-IG (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), e o MRE (Ministério das Relações Exteriores); com o apoio do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas).


Seminário Internacional de Dados Desagregados por Raça e Etnia da População Afrodescendente das Américas
Data: 23 e 24 de junho de 2009
Horário: abertura no dia 23/6 às 19h. No dia 24/6, das 9h às 18h
Local: Hotel Mercure Brasília (SHN - Quara 05/ Bloco G) - Brasília - Brasil


Programação

23 de junho de 2009


19h – Cerimônia de Abertura
· Ministro da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) - Edson Santos · Ministra da SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) - Nilcéa Freire · Presidente da Fundação Cultural Palmares – Zulu Araújo· Presidente do IPEA - Marcio Pochmann· Representante IBGE - José Luiz Petrucelli· Representante das Nações Unidas - Kim Bolduc· Representante CEPAL - Fabiana Del Popolo· Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas - Sandra Aragon· Representante MRE - Ministra Gauch· Representante SEGIB - Agostín Espinosa· Representante IPC· Deputada Federal Janete Pietá (Núcleo de Parlamentares Negros)
20:30 - Coquetel


24 de junho de 2009
9h -12h - Sessão 1 – Dados Desagregados para Afro descendentes e a implementação do DPPA
· Representante do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas· Representante da sociedade civil - Epsy Campbell· Representante do Ministério da Saúde – Otaliba Morais· Representante do MEC (INEP) – Heliton Ribeiro Tavares· Representante da Universidade da Pensilvânia – Tukufu Zuberi· Moderador – Rafael Osório (IPC/PNUD)

14h -16h - Sessão 2 - Experiências dos Institutos de Estatísticas da Região na identificação de população afrodescendente
· Representante IBGE – Wasmania Bivar· Bureau de Censo dos EUA – Roberto Ramirez· Instituto Nacional de Estatística/Equador – Silvério Chisaguano Maliguinga· Representante CEPAL – Fabiana Del Popolo· Representante do UNFPA – Carlos Ellis· Moderador: Jhon Anton

16h30 – 18h30 - Sessão 3 – Mesa redonda “Estratégias para o Cumprimento dos Compromissos Regionais”
· Moderadora: Wânia Sant´anna· Especialista: Marcelo Paixão· Comentarista 1 – Humberto Brown· Comentarista 2 – Cida Bento· Comentarista 3 – Agustín Lao-Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.