terça-feira, 21 de julho de 2009

UNB DIZ QUE LIMINAR DO DEM NÃO AMEAÇA SISTEMA DE COTAS RACIAIS

Retirada do jornal O Globo.

UnB diz que liminar do DEM não ameaça sistema de cotas raciais
Publicada em 21/07/2009


RIO - A decana de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, disse nesta terça-feira que a instituição recebeu com surpresa o pedido de liminar encaminhado pelo DEM ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o sistema de cotas raciais da universidade, em vigor desde 2004.
- É um sistema consolidado, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, que é autônoma - afirma.
A professora defendeu a garantia de 20% das vagas do vestibular para negros e pardos e afirmou que a liminar do DEM não coloca em risco a continuidade do sistema.
- A universidade está segura de que o sistema de cotas só enriquece a instituição. Nossa avaliação das cotas é excelente. Fez com que a universidade se abrisse, ampliou a diversidade - diz.
Os alunos que entram na UnB pelo sistema de cotas fazem as provas do vestibular como os outros estudantes e só são selecionados os que obtém as notas mínimas exigidas pelos cursos.
- Só entram depois de aprovados no vestibular. Não houve queda na qualidade da instituição, pelo contrário, a universidade ganhou em riqueza cultural - defende a decana.
A UnB não foi notificada da ação, segundo Márcia. De acordo com a decana, as providências judiciais, como a apresentação de um possível recurso ao STF, serão tomadas pela Advocacia Geral da União (AGU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.