sábado, 26 de setembro de 2009

7º BOLETIM ELETRÔNICO DA ABPN

Recebido por email

N. 7 - Ano 1 - 22 de setembro de 2009

Follow. Siga! Eis a mais nova palavra de ordem para designar a troca comunicativa online, célere, telegráfica, urgente do nosso tempo que se transmuda freneticamente. O twitter sintetiza um momento em que já não cabe mais a espera. Já se tornou proverbial a afirmação de que vivemos sob o signo da pressa, da ligeireza, do aqui e agora, onde a clássica noção do tempo sofreu o seu mais duro golpe. Tudo ou quase tudo se oferece à visibilidade, à transparência. Embarcamos nesse princípio, extraindo dele a lição daquilo que deve ser mostrado, partilhado em tempo real. Envoltos sob o manto da contemporaneidade, anunciamos mais um suporte de comunicação do qual passamos a nos servir a partir de agora, já podemos ser seguidos(as) pelo endereço: http:/twitter. com/siteabpn.
Convocamos, você, associado(a) , visitante rotineiro(a) do nosso site, a nos seguir, a acompanhar as atividades da ABPN, tornando-se um(a) colaborador( a) dessa rede tecida por fios que se cruzam interminavelmente. Nesta semana alimentamos a nossa plataforma de informação com notícias e assuntos que nos concernem, nos emocionam, nos comovem, nos alegram, nos fazem refletir, pensar. Prestamos consternados( as), por meio do texto da professora Cláudia Santos, tributo a nossa mãe Hilda Jitolu, uma das autoridades religiosas mais representativas do nosso país, um monumento de nossa história. Mãe Hilda partiu para o mundo de Orun neste último dia 19.
Por outro lado, demos mais um importante passo na perspectiva do fortalecimento institucional e do diálogo afro-diaspórico: o site da ABPN passa a conter informações institucionais nas Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. Essa concretização é compreendida como um meio fundamental e promissor para a articulação internacional em busca de parcerias, com vistas à consolidação de projetos de publicações e pesquisas em parceria com instituições e pesquisadores( as) internacionais, além de intercambio de estudantes e de professores( as).


Festejamos também a criação da Biblioteca Virtual Afro-Diaspórica, mais uma conquista da Associação Brasileira de Pesquisadores( as) Negros(as). Uma vez que vivemos imersos na cultura do acesso, onde a memória coletiva é armazenada e acessada por todos, firmamos nosso propósito de disponibilizar nossos conhecimentos e saberes, ainda interditados e pouco publicizados. A construção da Biblioteca visa a recuperação e a disseminação da produção técnico-cientí fica, cultural e artística de pesquisadores( as), intelectuais e gestores(as) negros. A exemplo de nossas outras ações, contamos com sua inestimável colaboração.

Noticiamos as tratativas para o VI Congresso de Pesquisadores Negros e Negras, a ser realizado em julho de 2010 no Rio de Janeiro. Suscitamos uma discussão a respeito da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Fazemos menção à Conferência Nacional de Educação - CONAE, prevista para abril do ano que vem, um evento que, se realizado segundo seus propósitos e intenções, mudará a fisionomia da educação no país. Disponibilizamos informações sobre concurso para jovens autores, projetos para a promoção dos direitos humanos e a criação de agência para as mulheres pela ONU.
Sabedores(as) de que, para além desse tempo ágil, em que as ações e acontecimentos humanos se vêem capturados pela rede que a quase tudo engole, existe o Tempo, o Senhor Tempo, aquele que tudo espera. Esperamos, na medida em que lutamos, por novos cenários e horizontes, principalmente no que se refere ao estado da arte das relações raciais. Conquista que a ligeireza do tempo presente não é capaz de nos ofertar. Visite-nos e siga a ABPN. Uma
boa semana e uma leitura melhor ainda!
Filme: Grande Arvore genealogica
Saudações de Axé,
Eliane Cavalleiro – Presidente
Rosane Borges – Diretora Secretária

Boletim Eletrônico - Associação Brasileira de Pesquisadores( as)Negros( as) - 2009
http://www.abpn.org.br/index.php?Itemid=71

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.