quarta-feira, 9 de setembro de 2009

COLÓQUIO DE RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS E PRÉ-ESTRÉIA DE DOCUMENTÁRIO

Recebido por email.
Para ampliar clique na imagem.


I Colóquio Nacional das Religiões de Matrizes Africanas e Pré-Estréia do Documentário “Gisele Omindarewá”
Duque de Caxias reúne no dia 10 de setembro representantes de movimentos afro-brasileiros no I Colóquio Nacional das Religiões de Matrizes Africanas, que será realizado no Teatro Raul Cortez, no Centro da cidade, a partir das 14h. O evento, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias – COMDEDINEPIR, entre outros órgãos e instituições. O objetivo é dar visibilidade aos Estados que vem contribuindo com a luta contra a Intolerância Religiosa. Também serão discutidas propostas para o desenvolvimento sócio-político e cultural dos afro-descendentes.
O evento, que vai lembrar os 100 anos da França no Brasil, servirá também para a pré-estréia do documentário Gisele Omindarewá. É uma homenagem a Gisele Cossard Binon, francesa e mãe de santo do candomblé, moradora do 3º Distrito de Duque de Caxias, oriunda da burguesia parisiense, trazida para o município por Abdias do Nascimento (indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 2010). Na cidade, conheceu a tão famosa casa de Joãozinho da Goméia, onde se iniciou no culto de Matriz Africana em 1960. Após o falecimento de babalorixá, deu continuidade a sua vida espiritual com o baiano Balbino Daniel de Paula: “Obaraín”. Escolheu Duque de Caxias para iniciar a vida franco-afro- brasileira que se dividiu durante muito tempo, entre a diplomacia francesa e os rituais afro-brasileiros, inaugurando sua casa em 1974, no bairro de Santa Cruz da Serra.
Programação:
14h - AberturaGrupo Afro Cultural “Imalê Ifé” com execução do Hino Nacional e apresentação da música: “Essa luta é nossa”.
14h20 – Exibição de documentários sobre o movimento contra intolerância religiosa, organizado nos diferentes estados brasileiros, além de nossas próprias produções sobre a trajetória, contribuição, lutas e manifestações dos africanos e seus descendentes. São eles: Casa de Santo; Oxalá vai à Guerra; Construindo a Caminhada Eu tenho Fé; Ojuobá; Diversidade Religiosa.
17h – COMPOSIÇÃO DAS MESAS - Mestre de Cerimônia: Marcelo ReisMediadores: Yalorixá Zezé de Nanã, João Costa Batista e OFarere.
• Mesa Governamental: Governo FederalGoverno EstadualGoverno Municipal
• Mesa Combate à Intolerância Religiosa:Babá Diba - Porto Alegre (Batuque, Ketu); Macota Celinha - Belo Horizonte (Angola);Yalorixá Jaciara Ribeiro – Salvador (Ketu) Babá Guaraci Fagundes - Florianópolis (Ketu)Ogan Gilberto leal - Salvador (Jêje);Professor Jairo Pereira – Paraná (Omo orixá)Professor Ivanir dos Santos – Rio de Janeiro (Babalawô)
• Mesa Diversidade Política, Sociocultural:Professor José Flávio Pessoa de BarrosProfessora Helena TheodoroDiretor do IPEA Mario TheodoroDep. Carlos Alberto “Caó”Rafael Soares KoinoniaProfessora Valeria Teixeira COMDEDINEPIR Yalorixá Gisele Omindarewá
20h – Apresentação de dança em homenagem a Yemanjá
20h20 - Pré-Estréia do documentário “GISELE OMINDAREWÁ”
21h30 – Coquetel de confraternizaçã o e encerramento com apresentação de Show do Grupo “COPA 7”

Fonte:
http://www.baixadafacil.com.br/conteudo/node/247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.