terça-feira, 29 de setembro de 2009

NEGRO É UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, AFIRMA ESPECIALISTA DO IBGE

Retirado do site do jornal A Tarde.
Está entrevista é muito direta e objetiva ao explicar o trabalho feito pelo IBGE, mas a pesquisadora por desconhecimento (ou por não achar importante) não disse que não houve censo em 1910 e 1930, além de ter errado sobre a omissão da questão racial nos censos, pois isso ocorreu nos levantamento de 1900, 1920 e 1970. Ou seja, só tivemos contância desse tipo dados a partir de 1980.
Outra coisa estranha foi a afirmação que o primeiro censo foi no início do século XIX, na verdade ele aconteceu em 1872.
Resgatamos uma postagem do início do aldeiagriot, onde sugeríamos a leitura de uma dissertação muito rica analiticamente sobre os censos populacionais brasileiros. Os links para a dissertação seguem após a postagem do jornal A Tarde.

27/09/2009
Gilberto Costa, da Agência Brasil


Brasília - Desde o século 19, o Brasil procura fazer um levantamento, por meio do censo, da cor da população. Na semana passada, pela primeira vez na história, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que mais da metade dos brasileiros é formada por pessoas com a cor de pele parda ou preta (50,6%).O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e se baseia na autodeclaração ou “autoclassificação” como prefere dizer Ana Lúcia Sabóia, chefe da Divisão de Indicadores Sociais do instituto.O critério de autoclassificação é recomendado internacionalmente e apontado como alternativa menos subjetiva para definir a cor de uma pessoa.Na entrevista abaixo, feita antes da divulgação da nova Pnad, a técnica do IBGE explica como é o procedimento de pesquisa:

Agência Brasil: Como funciona a coleta de informação sobre cor e raça?
Ana Lúcia Sabóia: Essa informação é coletada com os moradores do domicílio. É feita a pergunta 'qual é a sua cor?' A pessoa responde branca, preta, parda, amarela (para quem tem origem asiática) e indígena.


ABr: O quadrinho de preto e pardo não é o mesmo?
Ana Lúcia: Não, são separados. O sistema de classificação de categorias do IBGE está dividido nessas cinco opções. Nós chamamos esse sistema de autoclassificação. A pessoa entrevistada é que diz a sua cor. Se ela responde uma cor diferente destas cinco categorias, é pedido que se inclua em uma das categorias. É muito simples e claro, é a pessoa que se define, não é o entrevistador. Essa é a instrução para todas as pesquisas domiciliares do IBGE. Todas elas coletam a variável cor: a Pesquisa Mensal de Emprego [PME], a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar [Pnad], a Pesquisa de Orçamentos Familiares [POF] e o Censo Demográfico.

ABr: Desde quando se pesquisa a cor da população brasileira?
Ana Lúcia: O Brasil conta com uma série histórica muito longa de coleta sobre a cor das pessoas. Desde o primeiro censo, no início do século 19, nós temos informações. Salvo o censo de 1970, que não conteve esse item. No censo de 2010 essa pergunta estará no mesmo nível de idade e sexo, e a cor será perguntada para toda a população.

ABr: E quando quem responde o questionário é apenas uma pessoa do domicílio, ela informa a cor de toda a família?
Ana Lúcia: A instrução dada aos recenseadores e aos agentes das coletas usuais é que se colete a informação diretamente com cada um dos moradores. Nós sabemos, no entanto, que isso não é possível na maioria dos casos. É raro entrar em um domicílio quando estejam todos os moradores. Existe a possibilidade que a pessoa entrevistada acabe não respondendo exatamente como cada membro do domicílio gostaria de ser identificado.ABr: Isso pode comprometer os resultados?Ana Lúcia: O sistema que nós temos utilizado tem sido muito consistente ao longo desses anos. Obviamente estamos sempre fazendo reavaliações, pelos nossos estudos internos, existe bastante consistência e coerência mesmo quando existe declaração de cor para diferentes membros no domicílio.

ABr: O procedimento de autodeclaração é recomendado internacionalmente?
Ana Lúcia: Sim, é uma questão de autopercepção e sempre relacional. Você se considera de uma cor olhando para as pessoas. A recomendação da ONU [Organização das Nações Unidas] é de que as pessoas devem se autoclassificar. Existe em cada sociedade valorações diferentes de cor. Países como a Inglaterra, Estados Unidos e Canadá fazem como o Brasil. Nos Estados Unidos ainda perguntam qual a origem e daí é possível ter a classificação 'branco com origem anglo-saxão' ou 'branco com origem mexicana', por exemplo.

ABr: Costumamos ouvir que o Brasil é o segundo país do mundo com mais negros. É precisa essa informação?
Ana Lúcia: Não há como dizer qual que é a classificação correta. A categoria parda é bastante abrangente no Brasil. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a pessoa que se diz parda não tem origem afrodescendente, mas dos colonizadores que passaram lá junto com os indígenas. O mesmo pode acontecer com uma pessoa que tem origem asiática e branca. Como a pele não é exatamente branca ou amarela, ela pode se classificar como parda. Essa categoria é uma categoria muito ampla, muito abrangente, na qual as pessoas se classificam tendo origem diferente.

ABr: Ao dizer negro estamos juntando as categorias preto e pardo?
Ana Lúcia: Os indicadores relativos a essas populações são semelhantes e muito diferentes dos brancos. Se você quiser ser preciso você não deve chamar de negro porque não existe uma classificação. Nós chamamos de preto ou pardo. Cor você não chama de negro, você não diz estou com uma blusa negra, diz estou com uma blusa preta. Negro é uma construção social, é uma identificação que não é exatamente a cor da pele. O nosso sistema é um pouco híbrido tem a cor da pele, mas tem a origem quando estabelece indígena e amarelo.

ABr: É justo fazer políticas afirmativas com base em critérios raciais?
Ana Lúcia: As políticas de afirmação conseguiram, em alguns países onde havia discriminação, quebrar um ciclo que estava cristalizado. Eu sou favorável às políticas de afirmação. As dúvidas são pequenas perto da série histórica que a gente tem, da consistência intra-geográfica e intergeográfica. Então, sabidamente, no Sudeste e no Sul há mais pessoas que se declaram de cor branca, diferentemente das pessoas no Norte e Nordeste. Eu sou muito favorável às políticas de cota para os que estão aquém no desenvolvimento social.


POSTAGEM FEITA NOS PRIMÓRDIOS DO ALDEIAGRIOT, EM 09 AGOSTO DE 2007.

DISSERTAÇÃO SOBRE OS CENSOS POPULACIONAIS NO BRASIL

A imagem ao lado faz parte da dissertação: “As fontes estatísticas em relações raciais e a natureza da investigação do quesito cor nas pesquisas sobre a população no Brasil: Contribuição para o estudo das desigualdades raciais na educação.”, da Aparecida Tereza Rodrigues Regueira.

A autora, não contente em expor a dissertação em PDF, elaborou a apresentação por meio de uma exposição multimídia que da ainda mais vontade de ler esta pesquisa, elaborada em 2004 na UERJ, que vasculha os censos brasileiros no século XIX (1872 e 1920) e todos os outros ao longo do XX.

Identificar como os diversos governos encaravam os brasileiros dentro da questão racial é um desafio gigantesco, mas a autora cumpre este objetivo com maestria. Ela ainda merece mais aplausos por ter tido o cuidado de escanear folhas importantes dos diversos censos para disponibilizar como anexo ao invés de simplesmente digitá-los.

Uma obra que merecia ser publicada, mas enquanto isso não ocorre (e a pagina da UERJ não disponibiliza) clique nos dois links abaixo. Crie uma pasta no computador e salve este dois arquivos. Para abri-los use o programa Winrar para descompactar e clique no aplicativo de nome "Autrorun" que abrira uma janela como a da imagem acima
primeira parte



segunda parte

SUMARIO
Introdução..12
1 - A discussão racial no Brasil: fundamentação Teórica..19
2 - A cor nas estatísticas da população brasileira (1872-2003) e o mapeamento de fontes..60
3 - Os depoimentos daqueles que discutem a questão racial No Brasil...118
4 - Considerações finais..133
Referências..136

Anexos..141



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Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.