Retirado do site do Geledes.
Em Debate
por: Luís Fernando Verissimo
O preconceito é um sentimento, fruto de condicionamento cultural ou de uma deformação mental, mas sempre incorrigível.
Não se legisla sobre sentimentos, não se muda um habito de pensamento ou uma convicção herdada por decreto.
Já a descriminação racial é o preconceito determinando atitudes, políticas, oportunidades e direitos, o convívio social e o econômico.Não se pode coagir ninguém a gostar de quem não gosta, mas qualquer sociedade democrática, para desmentir o nome, deve combater a descriminação por todos os meios - inclusive a coação.
Não concordo com quem diz que uma política de cotas para negros no estudo superior é discriminação.
É coação, certo, mais para tentar corrigir um dos desequilíbrios que persistem na sociedade brasileira, o que reflete na educação a desigualdade de oportunidades de brancos e negros em todos os setores, mal disfarçada pela velha conversa da harmonia racial tão nossa.As cotas seriam irrealistas? Melhor igualdade artificial do que igualdade nenhuma.
Agora mesmo caíram em cima de quem disse - numa frase obviamente arrancada do contexto - que racismo de negro contra branco é justificável.
Nenhum racismo é justificável, mas o ressentimento dos negros é.Construiu-se durante todos os anos em que a última nação do mundo a acabar com a escravatura continuou na prática o que o tinha abolido no papel.
Não se esperava que o preconceito acabasse com o decreto da abolição, mas mais de 100 anos deveriam ter sido mais do que suficientes para que a discriminação diminuísse.
Não diminuiu.
Igualar racismo de negro com racismo de branco não resiste a um teste elementar.
O negro pode dizer - distinguindo com nitidez preconceito de descriminação - "Não precisa me amar, só me dê meus direitos".Qual a frase mais próxima disto que um branco poderia dizer, sem provocar risos?
"Não precisa me amar, só tenha paciência"? "Me ame, apesar de tudo"?. Pouco convincente.
É uma questão que vai e vem, como as marés.
A velha oposição, na seleção brasileira, do time do povo e o time do técnico.
Quando as coisas vão bem (Brasil 4, Chile 0) não há discussão, quando as coisas vão mal (Brasil ali ali, Gana 0) volta a questão.O povo quer os melhores sempre no time.
Isto se repete há anos.
Mudam os técnicos, mudam os melhores, muda, em boa parte o povo, e a questão continua indo e vindo.Como as marés.
Matéria original
Venho deixar no site algo que devemos repensar no Brasil , que sao crimes de internet e calunias no Anonimato.
ResponderExcluirE com tristeza que infelizmente ainda existam pessoas que não querem vem a paz entre o povo judeu e árabe.
E que um trabalho de paz entre os dois povos e as crianças que não tem haver com os acontecimentos atuais e políticos.
Dr. Anthony Mohammad uma pessoa límpida e transparente vem sofrendo acusações e calunias sem provas apenas por um motivo!
Querer a paz entre os povos judeus e árabes, mas não e só isso o trabalho de paz, e reconhecido religiosamente e internacionalmente como tal isso prova em qualquer documento e órgãos , infelizmente o ser humano possui algo que deveria ser destruído em si ,
A palavra que nos mostrou biblicamente o primeiro assassino da humanidade ( CAIM ), a inveja , este que e um sentimento que faz mortes e guerras.
Os títulos recebidos por seu trabalho de órgãos renomados e registrados em cartório ou seja existe , não são o ponto de inicio a Dr. Anthony Mohammad , sempre uma pessoa humilde que tem seu trabalho com as comunidades carentes da região da zona leste.
Algumas frases relatando o grande sentimento que move algumas pessoas que sem culpa não teve muito aprofundamento em assuntos islâmicos ou judaicos e que um cidadão e nomeado e batizado com nomes, sendo e representado como em qualquer outra religião.
Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.
Albert Einstein
A pessoas Jogando questão racial contra outros povos justamente para destruir um trabalho ecumênico , e social para com as religiões e com os povoschamada estereótipo. Exemplos: “todos os alemães são prepotentes”, “todos os norte-americanos são arrogantes”, “todos os ingleses são frios”. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparencia de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.
A nacionalidade de uma pessoa sua cor , raça ou religião não e fato nenhum de humilhação ou perseguição , por que um árabe não pode conversar com um irmão negro? Por que um judeu não pode conversar com irmão árabe?
Por que um Árabe não pode ser judeu ou um judeu ser muçulmano ? por que não podem trocar palavras de paz e ser humildes entre si?
Por isso que as calunias apenas inflamam estes preconceitos entre raças e etnias.
AQUI NAO BRASIL!
PAZ ENTRE JUDEUS E ARABES JÁ!
PAZ NA PALESTINA
DR. ANTHONY MOHAMMAD FOI ATACADO NO QUAL POR FALTA DE ESTUDOS , MUITOS CONFUNDEM JUDEUS E ARABES ,
MAS A PERGUNTA QUE DEIXAMOS ……
NÃO SOMOS IRMAOS?
Dr Anthony Mohammad