quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ANGOLA QUER MODERNIZAR SISTEMA DE ESTATÍSTICAS

Retirado do site África 21.
África 21 - DF
21/10/2009
Desenvolvimento
As principais dificuldades são a escassez de técnicos qualificados, fragilidade da estrutura organizacional, reduzida informação estatística produzida em tempo oportuno e com qualidade.
Da Redação, com agência

Luanda – O Governo angolano está empenhado em desenvolver e modernizar o sistema estatístico do país, dotando-o de condições físicas para a melhoria da produção e difusão de informação estatística oficial, de acordo com os padrões internacionalmente aceites.
A informação é do vice-ministro do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, quando discursava, terça-feira (20), em Luanda, na segunda reunião do comité de coordenação do projecto “Apoio ao Desenvolvimento dos Sistemas Estatísticos dos Palop II”.
Segundo o vice-ministro do Planeamento, para a materialização deste objectivo, está em marcha uma estratégia de desenvolvimento estatístico que conformará todas as actividades, acções e projectos.
A modernização dos institutos de estatística dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e o esforço dos seus governos sugere a continuidade do apoio da União Europeia, face aos constrangimentos que os sistemas estatísticos nacionais experimentam.
As principais dificuldades, segundo o vice-ministro, são a escassez de técnicos qualificados, fragilidade da estrutura organizacional, reduzida informação estatística produzida em tempo oportuno e com qualidade e insuficiência dos recursos disponibilizados.
Pedro Luís da Fonseca considerou que apesar da evolução registada, constatam-se novos desafios, principalmente os que decorrem das estratégias de redução da pobreza, protecção do ambiente e promoção da igualdade de oportunidades.
“Face a essas exigências, os governos têm agido com o propósito de melhorar e criar sinergias entre os Palop no domínio da estatística, para a melhoria de dados estatísticos, como instrumento de suporte para o processo de tomada de decisões e criação de uma opinião pública bem informada”, sublinhou.
Em seu entender, o compromisso de produzir informação estatística oficial, fiável e oportuna, para a tomada de decisões sobre politicas públicas no domínio da economia, condições de vida das populações e identificação de novas oportunidades de negócios para o sector privado, constitui um grande desafio para os Palop.
“Este desafio tornou-se mais actual quando os nossos governos perante a necessidade de conceberem politicas susceptíveis de reverterem a situação criada por força dos efeitos da crise financeira e económica internacional, confrontaram-se com a indisponibilidade de informação estatística abrangente que abarcasse as actividades”.
Durante a reunião, em que participam representantes dos institutos de estatísticas dos Palop e da União Europeia, serão analisadas as actividades desenvolvidas em 2008/2009, o programa operacional técnico e financeiro e os orçamentos-programas, geridos pelos institutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.