sábado, 24 de outubro de 2009

DEBATE NA CUT - ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

Recebido por email.

Aos
Sindicatos filiados, federações, confederações e entidades e militantes do movimento social que compõem a CMS
Companheiros(as),

Mesa redonda seguida de debate com
o tema: Estatudo da Igualdade Racial.
Dia 04/nov/2009, às 17h, na CUT-RJ
Já convidei Carlos Alberto Medeiros (Dr. em Ciencias Sociais e Coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no MRJ) e Renato Emerson (Geógrafo, Prof. Dr. atua na Fac. EDUC. UERJ.), Ainda chamarei uma mulher da ONG CRIOLA.

Companheiras e Companheiros

O Estatuto da Igualdade Racial, como já sabemos, foi aprovado.
Se foi um avanço? Temos que avaliar.
Percebemos que tem críticas a serem feitas ao seu texto, mas que o fato dele ter sido exposto à sociedade oportunizou, também, a fazermos o debate sobre “discriminação positiva e ação afirmativa” para a população negra.
A parte da sociedade conservadora e racista não quer nem pensar em políticas afirmativas para negros e negras. O Movimento Negro e a parte da sociedade que entende que democracia de fato só se faz com inclusão e com o fim da desigualdade, entende que temos, ainda, que caminhar no sentido de obtermos mais conquistas e garantirmos os direitos para a população afrodescendente.
Assim entendemos que a luta por leis e políticas que contemplem os anseios dos negros e negras brasileiras (os) está longe de se encerrar com a aprovação do estatuto, pois para a aprovação deste estatuto tiveram que ser contemplados segmentos incompatíveis: os racistas e os anti racistas.

Por isso a CUT_RJ convoca as Trabalhadoras e os Trabalhadores da base CUTista para a mesa redonda e debate sobre tema: Estatuto da Igualdade Racial: os avanços e os retrocessos, que será realizado no doa 4 de novembro de 2009 às 17h, na sede da CUT_RJ.

Sua presença é fundamental para enriquecermos este debate.
Até lá!!
Sds CUTistas

Glorya Ramos
Secretária da Igualdade Racial CUT-RJ
Darby de Lemos Igayara
Presidente CUT-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.