terça-feira, 13 de outubro de 2009

SENADO APROVA PROJETO QUE RESERVA VAGAS EM UNIVERSIDADES PARA PROFESSORES

Retirado do site G1.

13/10/09
Educadores da rede pública poderão cursar magistério ou licenciatura.Apreciado na comissão de Educação, projeto seguirá para a Câmara.
Robson Bonin Do G1, em Brasília


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor do projeto que reserva cotas nas universidades para professores da rede pública de ensino. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado )
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (13) projeto de lei que pretende garantir vagas nas universidades federais a professores da rede pública de ensino. Apreciada em caráter terminativo, a matéria ainda deve passar por ajustes finais na própria comissão para, em seguida, ser encaminhada à Câmara. Se for aprovado pelos deputados, o texto será encaminhado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Elaborado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto estipula uma parcela de 20% das vagas para professores em cada universidade. Se o número de educadores for superior à cota, cada instituição de ensino poderá adotar critérios de seleção das vagas.
Para ter direito à cadeira, o professor concursado precisa ter no mínio três anos de atividade. Os candidatos poderão optar pelos cursos de licenciatura ou magistério.“Esse projeto vai representar um reconhecimento à categoria, justamente na véspera do Dia Nacional do Professor. Apresentei esse projeto em 2003. Desde então, ele chegou a ser arquivado, nós reapresentamos e agora, depois de um bom tempo, ele foi aprovado”, comemora Cristovam.

A líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), também comemora a aprovação do projeto. A catarinense lembra que há uma parcela significativa de professores que ainda não tem diploma de ensino superior. “O MEC tem diversos programas para melhorar o nível de capacitação dos professores. Esse tema é muito importante, porque influencia diretamente na melhoria da educação no país”, avalia Ideli.Por ter sofrido modificações, a matéria aprovada nesta terça, ainda terá de passar por uma segunda votação de análise final de redação na próxima terça-feira (20). Nesse período, os integrantes da comissão ainda poderão apresentar emendas.


saiba mais
Novas datas do Enem mudam o calendário dos vestibulares das universidades
Viúva de 71 anos supera câncer de mama em universidade 'sênior'
Universidade catarinense assina acordo com instituição espanhola
Senado proíbe aluno de fazer cursos ao mesmo tempo em universidades públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.