terça-feira, 17 de novembro de 2009

CAMARÂ (LONDRINA) APROVA FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Retirado do site Portal RPC.

Londrina
Câmara aprova feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro
Data só deve ser comemorada a partir do ano que vem, por causa dos trâmites legais. Projeto recebeu 14 votos favoráveis, além de três abstenções
12/11/2009

Fábio Luporini

Londrina vai ganhar mais um feriado a partir do ano que vem: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O projeto, de autoria do vereador Tito Valle (PMDB), foi aprovado na sessão desta quinta-feira (12) da Câmara de Vereadores. A matéria, em segunda votação, recebeu 14 votos a favor e três abstenções. Dois vereadores não compareceram à sessão e, por isso, não votaram.
“A Câmara mostrou sensibilidade para o tema, já que 25% da população londrinense é descendente afro”, comemorou o vereador. O projeto segue para redação final e, posteriormente, para sanção do prefeito Barbosa Neto (PDT). “Para esse ano não dá tempo por causa dos trâmites legais”, avaliou o vereador. Questionado sobre a perda de um dia útil para a economia, o vereador destacou atividades que serão feitas para valorizar a consciência negra.
“Esse feriado não vai ser apenas para deixar de trabalhar, mas para uma reflexão profunda. A gente vai fazer atividades culturais”, declarou o vereador, que também é militante das causas afro. Entretanto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Marcelo Cassa, disse não acreditar que o feriado possa valorizar o Dia da Consciência Negra. “Entendemos que o feriado não resgatará a dignidade do negro. Temos que encontrar outros meios de fazer isso”, argumentou.
Quando o projeto foi aprovado em primeira discussão no dia 9 de julho, a Acil pediu a retirada de pauta a fim de debater o assunto. Uma audiência pública foi realizada no dia 24 de outubro, com a participação de diversas entidades. “O processo é democrático e participamos dele todo. Ele foi tirado de pauta e rediscutido em audiência pública. Tudo isso foi importante para o amadurecimento da lei. O importante é que houve discussão e agora vamos esperar a decisão do prefeito”, disse Cassa. Zumbi dos Palmares
Os autores do projeto argumentam que o feriado é necessário para resgatar a importância dos negros na sociedade. A data escolhida lembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. O local abrigava uma população de aproximadamente trinta mil pessoas, formada por escravos negros que haviam escapado das fazendas brasileiras. A partir de 1995, a data foi adotada como o Dia da Consciência Negra. Dezenas de cidades brasileiras, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Maceió, entre outras, já aprovaram o feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.