sexta-feira, 13 de novembro de 2009

É HOJE: MOSTRA DE FILMES BRASILEIROS "OLHOS NEGROS"

Gente, recebemos por e-mail e estamos repassando!!!

A MOSTRA DE FILMES BRASILEIROS "OLHOS NEGROS", promovida pelo InstitutoCultural CINEMA BRASIL - ICCB, no espaço do MICROCINE CINEMABRASILde Bonsucesso, começa 13 de Novembro e vai até 12 de Dezembro de 2009,trazendo para a região da Leopoldina, desprovida de espaços de exibiçãode cinema, vários filmes que abordam a temática da cultura negra com umolhar atento para três eixos: as raízes africanas na cultura brasileira,o negro no cinema brasileiro, e a luta ainda não ganha pela igualdaderacial no Brasil. E o faz no mês da consciência negra, quando secomemora Zumbi dos Palmares, João Cândido - líder da Revota da Chibata,e todos os negros que contribuíram para a construção de nossa sociedade.
A capoeira, o samba, as danças afro, as cantorias estarão presentesesquentando os corpos, mas debates também esquentarão as mentes.

No dia da abertura oficial, 13 de Novembro, haverá apresentações degrupos Maculelê e do Ponto de Cultura Jongo da Serrinha, homenagensprestadas a convidados muito especiais, e várias atividades, comturmas de alunos da rede pública estadual e municipal de ensino. Umaatração será o Cortejo Cultural que se dará próximo à Avenida Teixeirade Castro, número 157, onde estará ocorrendo a MOSTRA DE FILMESBRASILEIROS "OLHOS NEGROS". A programação da parte da manhã serepetirá na parte da tarde, sendo que às 14:00 iniciará propriamentea solenidade de abertura da mostra. Léa Garcia, Jeferson De, Stepan Nercessian (que lutou pelo reconhecimento do ICCB como deUTILIDADE PÚBLICA) são algumas das personalidades convidadas paraserem homenageadas no evento. Haverá ainda a mesa "O Negro noCinema Brasileiro" com debates após o filme no dia da abertura.

A programação se estende por mais um mês, sendo que os filmesexibidos na primeira segunda-feira da Mostra, serão reprisadosduas semanas depois, e assim por diante, dando chance a quem nãoconseguir entrar, voltar outro dia. São destaques os curtas deJefferson De e os longas de Joel Zito Araújo. O excelente filmepouco visto "Quanto Vale ou é Por quilo?" de Sérgio Bianchi, seráo primeiro longa da Mostra às 18:30h do dia 13 de Novembro. Nodia 21, será exibido ASSALTO AO TREM PAGADOR (com Eliezer Gomes,Ruth de Souza e outros) - o primeiro filme exibido no MICROCINE.Para programação completa, consultar sites abaixo daqui a 1 hora:http://www.microcin/e.com.br ou http://www.iccb/.org.br.

Quem quiser ir no dia da abertura oficial, precisa confirmar apresença no telefone (21) 2290-4593.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.