sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EXPOSIÇÃO: MULHER NEGRA MULHER

Recebido por email. Evento muito interessante.



Exposição: Mulher Negra Mulher
Data: 07 a 29 de novembro
Galeria – SESC de Ramos
Rua Teixeira Franco, nº 38 - Ramos
Terça a sexta, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h
Coquetel de abertura: dia 07 de novembro, às 14h, com apresentações artísticas de música e dança.

Descrição:
A junção das datas 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra[1] – e 25 de novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher[2] – dá a base ideológica para que o Cenógrafo Flávio Rocha e o Fotógrafo Ernane Pinho desenvolvam a exposição fotográfica “Mulher NEGRA Mulher”, através de seu olhar e de sua realidade.A exposição traz as mais diversas representações femininas, com asensibilidade de seu dia a dia, com seu colorido, com seu preto e seubranco, focando personalidades do mundo acadêmico, artístico, literário,esportivo, político, liderança comunitária entre outros. Mulheres, enfim.
A exposição traz também telas dos artistas plásticos Nilza Rocha e AlmirHoráccio, esculturas de Fátima do Rosário e um Jardim das Iyabás da Lucia Nascimento.
As mulheres homenageadas responderam a uma pergunta: O que é ser uma “Mulher NEGRA Mulher?” que foi gravada em áudio, se prestando a sonorização doambiente de exposição.Haverá um nicho com objetos femininos para que o público visitante possa se enfeitar, caso queiram, e se auto fotografar através de uma máquinafotográfica disponível, dando o seu tom interativo. Posteriormente asfotografias alimentarão diariamente um Blog da exposição na internet.Em torno da exposição transitarão durante o mês de novembro performances artísticas, exibições de vídeo e debates acerca do tema.

[1] 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra
*Dia de denúncia, protesto e resistência, em memória do martírio e morte deZumbi dos Palmares, no ano de 1695. Protesto conta a ideologia da democracia racial. Resistência, que está no espírito de Zumbi e presente na esperança do povo negro.**A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro nocalendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da ConsciênciaNegra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História eCultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seusprogramas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dosafricanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro naformação da sociedade nacional.*

[2] 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
*Um dia para lembrar, protestar e mobilizar-se contra a violência à mulher.Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam em 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Em março de 1999, o dia 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
--------------------------------------------------------------------------------
Maiores informações:
Flávio Rocha(21) 2471-1641 / (21) 8184-1932 / (21) 9680-4040
ERNANE PINHO(21) 2603-6536 / (21) 9747-9212

Um comentário:

  1. Confira o blog da Semana da Consciência Negra na Usp Leste. www.semanadaconsciencianegrauspleste.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.