quarta-feira, 18 de novembro de 2009

IFTO (TOCANTINS) DESTINA COTAS PARA INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Retirado do jornal O Girassol.

Últimas Notícias
Publicada em 18/11/2009

Avanço

Mais uma porta se abre aos povos Indígenas e afrodescendentes no Estado do Tocantins. Pensando em contribuir na área educacional, o IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia realiza o primeiro vestibular no sistema de cotas para atender os estudantes nos cursos superiores nos campus de Palmas e Paraíso do Tocantins.
De acordo com a diretora de Igualdade Racial e Defesa das Minorias da Secretaria da Cidadania e Justiça, Mariá Soares, a Seciju enviou ofícios a todas as comunidades quilombolas no Estado do Tocantins sobre o primeiro vestibular no sistema de cotas que atenderá estudantes tanto indígenas como quilombolas. Após tomar conhecimento sobre o vestibular algumas pessoas da comunidade da Mumbuca, em Mateiros, ligaram agradecendo a ação da Seciju.
As inscrições para o processo seletivo Vestibular 2010/1 (vagas reservadas ao sistema de cotas em cursos superiores): graduação tecnológica e licenciatura 2010/1, estarão abertas no período de 13 de outubro a 6 de dezembro por meio do endereço eletrônica do instituto
http://palmas.ifto.edu.br/seletivo.php?id_seletivo=609.
O estudante indígena do 8º período do curso de direito da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Domilto Inaruri Karajá, conhecido como Bill Karajá, falou sobre a importância do sistema de cotas, que beneficiará o seu povo. “São oportunidades válidas que vão surgindo e são mais portas que se abrem para os povos indígenas com acesso aos bancos acadêmicos. Tal oportunidade vai fortalecer os movimentos”.
O assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão do IFTO, professor Rodrigo Antônio Magalhães Teixeira, explicou que os candidatos afrodescendentes residentes em comunidades remanescentes dos quilombos e indígenas deverão participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2009 e, no ato da inscrição e da matricula apresentar os documentos previstos em edital para classificação, conforme recorte etnicorracial. (Informações da Ascom/Seciju)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.