terça-feira, 17 de novembro de 2009

TERCEIRA EDIÇÃO DE JONGÁ NA CAIXA CULTURAL TEM PIVETIM, TIZUMBA, TARITUBA E TEOBALDO

Recebido por email. Para ampliar clique nas imagens.


O projeto Jongá - Cantos de Fé, de Trabalho e de Orgia, volta a ocupar, pelo terceiro ano consecutivo, de 17 a 20 de novembro, três ambientes da Caixa Cultural: a Sala Margot (às 14h30), com oficinas de fabricação de instrumentos de percussão; o Cinema 2 (17h30) com, sessões comentadas e o Teatro de Arena (19h), onde se apresentam Maurício Tizumba; os cirandeiros de Tarituba e o caxambuzeiro Délcio Teobaldo. Na abertura do projeto, no dia 17 (Teatro de Arena, 17h30), numa referência ao 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos da Criança, haverá coquetel e debate para lançamento de Pivetim, romance de Délcio Teobaldo, quarto autor brasileiro a ganhar o Prêmio Barco a Vapor, da editora espanhola SM.

Mantendo a característica de ser um espaço de exposição e de diálogo, onde o público interage com a criação do espetáculo, este ano Jongá recorre à literatura, ao cinema e à música, para refletir sobre a infância desassistida, tema do romance Pivetim. “Ano passado o projeto contemplou os saberes matriciais, reverenciando os mestres. Este ano, num contraponto urgente e necessário, vamos privilegiar a criança. Da oficina de fabricação de instrumentos, aos filmes e espetáculos, o público vai compreender como são estabelecidos os laços de afetividade que unem uma geração à outra”, adianta o idealizador, curador e diretor geral do projeto, o escritor, etnomusicólogo e percussionista Délcio Teobaldo.

SERVIÇO
JONGÁ – CANTOS DE FÉ, DE TRABALHO E DE ORGIA
Pivetim (Debate e lançamento do romance vencedor do 4º Prêmio Barco a Vapor, dia 17, às 17:30hs)
Marcos China (Oficina. Fabricação de instrumentos – dias 18, 19, e 20, de 14:30hs às 15:30hs)
Clementino Jr. (Sessões de cinema – dias 18, 19 e 20, de 17:30hs às 18:30hs)
Maurício Tizumba (Teatro de Arena dia 18, 19:00hs)
Ciranda de Tarituba (Paraty, RJ) (Teatro de Arena, dia 19, 19:00hs)
Jongá, délcio teobaldo (tambor e canto); Lucá Rodrigues (percussão com talas de bananeira e coro); Ana Paula Dias (dança) (Teatro de Arena dia 20, 19:00hs)

CAIXA CULTURAL RJ
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – RJ
Tel: (21) 2544 4080
www.caixa.gov. br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.