quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UM SALTO IMPORTANTE PARA AS NOTÍCIAS SEM FINS LUCRATIVOS NOS EUA

Retirado do site Jornalismo nas Américas.

Blog de Notícias

Uma das principais atrações das cidades do Texas era a enorme quantidade de diários disponíveis nas máquinas nas ruas e avenidas. No entanto, muitas dessas publicações saíram de circulação e podem ser encontradas apenas nos arquivos do estado.
O novo
Texas Tribune, um diário sem fins lucrativos, foi lançado com recursos suficientes para dois anos de operações: 3,6 milhões de dólares provenientes de fundações, capitais de risco e doadores individuais e corporativos.
“A diferença de alguns dos novos meios de comunicação locais e regionais, o Tribune começa a circular com dinheiro suficiente para manter um pessoal bem remunerado de 16 pessoas, incluídos 11 repórteres”, escreve Stacy Kramer no
PaidContent.org, que destaca os salários de 315 mil dólares anuais para o editor-chefe e de 90 mil para os jornalistas mais experientes.
O Tribune fará reportagens originais e oferecerá conteúdos a organizações de notícias de todo o estado. O jornal é mais um de uma série de publicações sem fins lucrativos em
Chicago, San Francisco, Boston e outras cidade americanas.
Alguns desses veículos têm sido criticados por no meio jornalístico com fins de lucro, acrescenta a
Forbes. Nesse sentido, o novo editor-chefe do Tribune declarou ao MediaBistro que “os diário maiores do estado [de Texas] estão um pouco ressentidos o que estamos fazendo”. Cabe dessa forma, aos leitores decidir como os novos meios de comunicação se comparam aos diários tradicionais, muitos dos quais já saíram de circulação.

Publicado por
Dean Graber/JL at 11/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.