terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ESTUDANTES DE MEDICINA AGRIDEM HOMEM NEGRO EM SP E POLÍCIA APURA CRIME DE RACISMO

Retirado do site do jornal O Globo.

Agressão
Publicada em 12/12/2009, O Globo

SÃO PAULO - Um homem negro de 55 anos foi agredido por três estudantes de Medicina de uma faculdade particular na manhã deste sábado, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Segundo a polícia, o auxiliar de serviços Geraldo Garcia andava de bicicleta na Avenida Francisco Junqueira quando foi agredido.
Os três jovens estavam em um carro e enrolaram o tapete do veículo para bater nas costas da vítima, que caiu no chão. Um deles teria chamado o homem de negro.Testemunhas que estavam em um posto de combustíveis chamaram a polícia, que prendeu o trio.
- Quando vi o carro se aproximou e me deram uma pancada nas costas. Eu me desequilibrei da bicleta e cai - contou Garcia.
" Quando vi o carro se aproximou e me deram uma pancada nas costas. Eu me desequilibrei da bicleta e cai "
A polícia investiga se houve o crime de racismo. Os jovens são estudantes de uma instituição particular. O crime de racismo é inafiançável.
Na capital, policiais e estudantes da Universidade Nove de Julho, na Barra Funda, zona oeste, entraram em confronto na noite desta sexta-feira. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, entre elas um policial, e outra foi presa por desacato à autoridade. Para comemorar o fim de ano, os estudantes se reuniram em bares da avenida e interditaram parte do trânsito na Avenida Francisco Matarazzo e na Rua Tagipuru. Vizinhos reclamaram do barulho e do trânsito impedido e chamaram a polícia.
A concentração dos universitários nos bares começou já no fim da tarde de sexta-feira, por volta de 18h. A polícia foi chamada por volta das 23h. Segundo a PM, muitos estudantes 'apresentaram comportamento alterado por causa de ingestão de álcool'. De acordo com a PM, os estudantes resistiram a sair da via e os policiais da 2ª Companhia do 23º Batalhão chamaram reforço. Os policiais teriam sido recebidos com garrafadas e um deles ficou ferido. Houve confronto com os universitários. Os policiais chegaram a usar balas de borracha para dispersar a multidão.
Pelo menos um universitário ficou ferido na cabeça por um tiro de bala de borracha. Ele foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, onde foi medicado e liberado. Não há informações do outro estudante ferido. De acordo com informações da PM, um estudante desacatou os policiais e foi detido. A ocorrência será registrada no 23º distrito policial, em Perdizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.