terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ABERTO NOVA OFICINA DE INDICADORES COM ÊNFASE EM RELAÇÕES RACIAIS DO LAESER/UFRJ

Retirdo do site do Laeser.


Oficina de Indicadores Sociais com Ênfase em Relações Raciais (Adaptada à Lei 10.639/03).
Categoria acadêmica: Extensão

Local: Turmas IV - Sinpro-Rio - Rua Pedro Lessa 35 - 2º andar - Centro - RJ

Dias/horário: Terças-feiras e quintas-feiras – das 18:20 às 21:00
Período de Aulas:
Turma IV: 2 de março de 2010 a 15 de junho de 2010Turma V: 3 de agosto de 2010 a 7 de dezembro de 2010.
Informações Gerais:
Atuar na formação continuada de professores da rede pública e particular de ensino no Rio de Janeiro, tendo como ênfase o estudo das Relações Raciais e no entendimento das teorias, estatísticas sociais e na bibliografia atualmente existentes. Consequentemente mobilizar maior número de alunos assim como criar novas redes de discussão, não só no ambiente escolar, mas sensibilizar as famílias, sobre a importância do estudo e reflexão sobre as relações existentes entre as questões sociais e raciais no Brasil.
Contribuir para a construção de ferramentas pedagógicas no espaço escolar que permitam o uso, em sala de aula e demais planos, das informações obtidas nas Oficinas.
Reforçar dentro do meio acadêmico a importância da discussão do estudo das relações Raciais em diferentes esferas de ensino.
Difusão de conhecimento sobre a temática étnico-racial.
Público alvo: Professores da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro e alunos de graduação.
Metodologia:
Aulas expositivas e presenciais.
Sistema de acompanhamento do desenvolvimento do aprendizado dos alunos através de plataforma de um Chat e Forun de debates.
Proposta pedagógica que busca articular conhecimentos teóricos e práticos em Ciências humanas e sociais e Estatística aplicada.
Conteúdo:
Panorama dos Principais Marcos Teóricos do Estudo as Desigualdades Sociais no Mundo e no Brasil.
Introdução crítica ao pensamento social brasileiro e o estudo das relações raciais - Parte I (tradição culturalista).
Introdução crítica ao pensamento social brasileiro e o estudo das relações raciais - Parte II (tradição estruturalista).
Multiculturalismo e as leis 10.639/03 e 11.645/08.
Fichário das Desigualdades Raciais.
Ações Afirmativas: experiência internacional e brasileira.
Indicadores Sociais e Econômicos: conceitos, aplicações e limites.
Estatística Aplicada às Ciências Sociais.
Oficina utilizando Indicadores Sociais na sala de aula.
História da África e Relações Étnico-Raciais – Oficinas História da África em Sala de Aula.
Carga horária: 84 horas.
Coordenação:
Coordenação Geral: Marcelo Jorge de Paula Paixão
Coordenação Pedagógica: Azoilda Loretto
Coordenação Executiva: Sandra Regina Ribeiro
Auxiliar administrativo: Elaine Carvalho
Corpo docente:
Amílcar Araújo: Doutorando em História com estágio doutoral no Johns Hopkins.
Amir Coelho Barros: Mestrado em Engenharia de Produção – professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ana Lucia Jordão Maurity Sabóia: IBGE/Diretoria de Pesquisa (a confirmar)
Azoilda Loretto: Doutorado em Comunicação.
Marcelo Paixão: doutorado em Sociologia – Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laeser.
Mônica Lima Souza: Doutora em História Social (UFF).
Renato Êmerson: Doutorado em Geografia Humana.
Sandra Regina Ribeiro: Bacharelado em História (UFRJ).
Yanê Lopes: Mestre em História Social e Doutoranda em História Social (USP).
Período de inscrição: Entre os dias 01 de fevereiro a 07 de março de 2010.
Seleção:
A seleção será feita obedecendo aos seguintes critérios:
Ser professor da rede público e/ou privada .
Ser estudante de graduação.
Ordem de inscrição.
Obs: No caso do não preenchimento de todas as vagas disponíveis para professores, as mesmas serão alocadas para estudantes e pesquisadores.
Valor: Curso gratuito
Certificado: Será expedido pela UFRJ
Critérios de avaliação:
Avaliação no final de cada módulo (em grupo e em sala de aula).
Participação no Fórum de debates com produção coletiva (em grupo e em sala de aula)
Trabalho final: monografia
Obs: O aluno deverá ter presença de no mínimo 75% das aulas e participação em fórum de discussão.

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Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.