domingo, 14 de março de 2010

EVENTO BIBLIOTECA FAZENDO HISTÓRIA ABORDA ESCRAVIDÃO EM EVENTO NO RJ

Retirado do site da Revista de história da biblioteca nacional.

02/03/2010

Escravidão
Biblioteca Fazendo História estreia em 2010 abordando a escravidão

Surpresas aguardam os participantes do Biblioteca Fazendo História de março. O próximo encontro do projeto dará voz à escravidão. Aquela voz que poucos ouviram e que não foi falada nos livros didáticos. Em sua primeira edição este ano, o evento abordará o tema da escravidão e contará com a presença de dois especialistas no assunto. Marcelo Badaró Mattos e Keila Grinberg estarão no debate gratuito, que ocorre no dia 16 de março às 16 horas, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Também haverá transmissão ao vivo pela internet, em vídeo e pelo twitter.

O debate "Escravidão Nunca Mais - Casos surpreendentes ontem e hoje" ampliará as discussões levantadas no dossiê edição de março da Revista de História, que conta com artigo da professora de História da UNIRIO Keyla Grinberg, autora do livro "Liberata: a lei da ambiguidade". Já Marcelo Badaró é professor da UFF e publicou "Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca".

Badaró Mattos irá tratar da relação entre escravidão, abolição e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX. Já Keila vai trazer para o debate casos de escravos que conseguiram a liberdade no Brasil no século XIX e as consequências para o processo mais amplo de abolição da escravidão no Brasil.

No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano. Os debates realizados pela RHBN têm atraído estudantes de importantes instituições de ensino público e privado do Estado do Rio de Janeiro, bem como profissionais de áreas afins.

Serviço:
Projeto “Biblioteca Fazendo História”
Tema: Escravidão Nunca Mais - Casos surpreendentes ontem e hoje
Dia: 16 de março
Horário: 16h
Local: Fundação Biblioteca Nacional - Auditório Machado de Assis
Capacidade: 150 pessoas
Endereço: Rua México, s/nº - Centro (acesso pelo jardim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.