domingo, 14 de março de 2010

QUE MONSTRO É ESSE?

Retirado do Observatório da Imprensa.

CONTROLE SOCIAL

Por Valério Cruz Brittos e Paola Madeira Nazário em 9/3/2010

A primeira Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) representou um marco importante na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil, oportunizando o debate público sobre o macro-setor, seus problemas estruturais e desafios conjunturais. Contudo, enquanto a Conferência foi midiatizada de forma incompatível com sua dimensão e mesmo de forma distorcida pela grande mídia, os grupos que defendem um modelo de comunicação com regulação mínima, para livre atuação dos capitais, dispõem de todos os recursos e instrumentos para publicizar suas concepções de mundo.

Mesmo diante desse "passo à frente" no cenário comunicacional sobre as questões macroestruturais da comunicação social brasileira, identifica-se uma reação por parte de setores que defendem o mercado comunicacional não regulamentado, pelo menos em termos de conteúdo. Um exemplo disso é a campanha "Não deixe o monstro da censura acordar", assinada pelo Centro de Referência sobre Liberdade de Expressão (CRLE) e veiculada pelas emissoras televisivas do país.

Coibir abusos e práticas nocivas

A campanha lançou um anúncio publicitário no qual, em texto de tônicas marcantes, defende a ausência de controle público, como assinala esta passagem:

"Ele era conhecido como o Último Suspiro, o laboratório mais seguro do mundo, a última fronteira para o mal. Ali, foram eliminadas as maiores aberrações existentes na face da terra, vírus, seres das profundezas oceânicas, bactérias.
Experiências secretas foram feitas ali e, em uma cela especial, ainda habita a criatura mais terrível, o mostro da censura, que agora repousa fora de combate.

A temperatura da sua cela é cuidadosamente controlada, o frio tem que ser constante, assim ele já mais despertará de novo. Nada pode distrair a tarefa da sentinela!

Não deixe o mostro da censura acordar!"

Este anúncio está sendo veiculado com animação gráfica soturna e narração digna de um filme de terror e ficção científica. Não obstante o material seja genérico e não aprofunde suas reais intenções, tem-se algumas pistas, partindo do pressuposto de que a instituição patrocinadora diferencia-se de um órgão competente para a averiguação de qualquer tipo de afronte constitucional à liberdade de expressão, estando mais próximo de um organismo com o objetivo de evitar a limitação da publicidade, classificando como censura a utilização de estratégias legítimas do Estado e da sociedade para coibir abusos e estímulos a práticas nocivas, tendo em vista, em especial, a proteção da criança e a saúde de todos.


Frio tem que ser constante

É nítido que a publicidade brasileira necessita de regras e diretrizes que garantam o cumprimento dos preceitos constitucionais. A chave da questão encontra-se no fato dos interesses privados se sobreporem aos públicos. O modo de financiamento baseado na publicidade configura efetivamente que o bolo publicitário é o responsável pela manutenção das empresas comerciais de rádio e televisão no país; daí a necessidade de, para recolocar o interesse público como prioritário, ser estabelecida uma regulamentação coadunada com os objetivos maiores da sociedade e de seus sujeitos (não unicamente consumidores).

Por essa percepção, nota-se que, em contrapartida a iniciativas como a primeira Confecom – ambiente destinado a pluralidade de vozes –, encontram-se tendências que tolhem propostas democratizantes. A afirmação dos interesses de mercado a partir de ferramentas massificantes, como a peça publicitária "O mostro da censura não pode acordar", é uma mostra da assimetria de forças na luta pelos consensos provisórios de cada época. Afirmações a exemplo de, "a temperatura da sua cela é cuidadosamente controlada, o frio tem que ser constante, assim ele jamais despertará de novo", parece tentar congelar toda tentativa legítima de discussão social em torno de um novo marco regulatório da comunicação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.