terça-feira, 6 de abril de 2010

CONAE PROPÕE COTAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Retirado do site do Universia.

Gestor Tendências e debateS
Ideia é reservar 50% das vagas para egressos de escola pública
Publicado em 05/04/2010

Cerca de 50% das vagas das universidades públicas será reservada a alunos egressos de escolas públicas, negros e indígenas. A proposta foi aprovada pela Conae (Conferência Nacional de Educação) e servirá como base para a elaboração do Plano Nacional de Educação da próxima década (2011-2020). O evento foi realizado entre os dias 28 de março e 1º de abril, em Brasília.

Os 2.500 delegados - responsáveis para propor e aprovar as propostas - também sugeriram o investimento de 50% dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal na educação. Enquanto 30% da verba serão destinadas à União para o incremento da educação profissional e superior, os outros 70% serão encaminhados aos estados e municípios para a aplicação na educação básica.

Todas as propostas aprovadas pela Conae foram votadas em reuniões de eixos temáticos e em uma plenária geral. Além do papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, a conferência debateu ainda a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação, bem como a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar.

A pauta incluiu ainda reflexões sobre a formação e valorização dos profissionais da educação e o financiamento da educação e controle social e a justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. O documento completo, com todas as deliberações, estará disponível até o final de abril mês na página eletrônica da Conae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.