Retirado do blog Jornalismo nas Américas.
Notícias sobre as atividades do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas
Livro “Ferramentas Digitais para Jornalistas” já está disponível em português
Por Summer Harlow
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está lançando uma edição em português do livro de Sandra Crucianelli “Ferramentas Digitais para Jornalistas”, que já foi baixado quase 10 mil vezes em sua edição original em espanhol, lançada ha pouco mais de um mês. Os PDFs das duas versões do libro, em espanhol e em português, podem ser baixados do seguinte link: http://knightcenter.utexas.edu/hdpp.php.
“Desde que o Centro Knight iniciou seu programa de capacitação online, os cursos em espanhol vem sido de interesse para muitos jornalistas do Brasil, considerando que a maioria deles compreende a leitura do espanhol,” disse Crucianelli. “Eles têm um enorme potencial, já que o jornalismo nesse país tem um alto grau de desenvolvimento. Por isso compreendemos que além de oferecer a versão em espanhol do livro, os colegas que falam português, não somente os residentes no Brasil mas em outras partes do mundo também, mereciam ter a versão disponível em seu idioma”.
A versão em português foi traduzida por Marcelo Soares, um instrutor de reportagem com auxílio do computador que colabrorou com o Los Angeles Times e Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Ele também foi colunista político para a MTV Brasil. Em 2006, ele coordenou a implementação do projeto Excelência para a ONG Transparência Brasil, um banco de dados de perfis de funcionários públicos preparado a partir de informação pública. Naquele ano, o projeto recebeu o Prêmio Esso por Melhor Contribuição para a Imprensa.
“Para essa tarefa contamos com a valiosa ajuda de Marcelo Soares, que não somente fez a tradução, mas que realizou uma fabulosa contribuição adicional, baseado em seu conhecimento, agregando recursos em português e sites de interesse criados no Brasil, pela qual estou enormemente agradecida”, disse Crucianelli.
O livro de Crucianelli é um manual prático voltado para ajudar jornalistas a compreenderem melhor como usar as ferramentas digitais em seus trabalhos diários. Por exemplo, o livro inclui capítulos sobre como acessar bancos de dados e documentos oficiais, usando redes sociais como Facebook e Twitter, e aprendendo como tirar proveito das ferramentas específicas, como conferências em video e galerias de fotos e blogs.
Soares disse que ter esse manual traduzido em português é importante porque existe uma falta de guias de jornalismo prático atualizados no Brasil.
"Ocorre que jornalistas do país inteiro, tanto os principiantes quanto os mais experientes, sentem falta de um material mais prático, que eles possam usar imediatamente”, disse Soares. “Os recursos da Web se acumulam dia após dia, e muitos deles podem ser úteis para nós. Na correria, porém, muitas vezes os colegas esquecem de lembrar que é possível usar alguns minutos a mais e fazer um mapa, postar o documento original na Web, criar uma enquete. Todos esses recursos mostrados no livro da Sandra Crucianelli são de fácil e rápida aplicação ao trabalho diário - e só o enriquecem."
Jornalistas que falam português poderão usar o livro "especialmente para consulta rápida, talvez deixando no desktop do computador ou carregando num pen drive como uma espécie de banco de idéias portátil”, disse Soares.
“Ele pode nos lembrar que a Web nos traz muito mais recursos do que os que tradicionalmente usamos no impresso, no áudio e em vídeo”.
O livro de Crucianelli é a quarta publicação do Centro Knight a ser publicada em sua biblioteca digital . Os outros livros disponíveis incluem Jornalismo 2.0: Como Sobreviver e Prosperar , por Mark Briggs; Como Escrever para a Web , por Guillermo Franco (in Spanish and Portuguese); e o relatório da conferência Monitoriamento da Liberdade de Imprensa e Vigilância na América Latina e Caribe (PDF).
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin foi lançado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves. Graças a generosas doações da Fundação John S. and James L. Knight, o centro tem ajudado milhares de jornalistas na América Latina e no Caribe. Para mais informações, contatar a gerente de programas do Centro Knight Jennifer Potter-Miller em jpotterandreu arroba mail.utexas.edu ou +1 512 471-1391.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.