terça-feira, 18 de maio de 2010

CAMAREIRA OU JUÍZA? O RACISMO NA MÍDIA

Retirado do blog do Humeberto Adami.

Imprensa Marrom, versão nacional
Qua, 12 de Maio de 2010


Foi dito há pouco tempo pela diretora executiva do Política Hoje da importância em se fazer jornalismo nos conteúdos on-line, principalmente os que se difundem na Bahia. Mas, ao que parece, a falta de controle e a prática de pseudos jornalistas se aplica ao cotidiano de sites e blogs, no Brasil. Um site informativo, com bom número de acessos, e ligado a uma rede nacional de televisão cometeu erro crasso. A premissa do jornalismo é a apuração. A foto postada acima e que ainda está no ar, no portal nacional, nos remete a alguns questionamentos.

Por que a pessoa que inclui a legenda atribuiu à mulher o ofício de camareira? Por ela ser negra e estar abraçada a uma atriz branca?

Não desmerecendo nem a atriz, muito menos as importantes camareiras que se desdobram tão quanto em seus afazeres, mas, a negra em questão, é a primeira juíza negra do Brasil, Luislinda Valois que esteve na emissora para gravar emocionado depoimento de sua trajetória, cheio de batalhas e de conquistas. A ela, todo o nosso reconhecimento.

Marcos Russo
http://estrelando.r7.com/celebridades/galeria/confira_os_bastidores_do_ultimo_capitulo_de_viver_a_vida-79837/imagem/despedida-8.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.