quinta-feira, 6 de maio de 2010

MOVIMENTO NEGRO PEDE APOIO DA CÂMARA PARA COTA EM CONCURSOS

Retirado do site MS Notícias.

Quinta-feira, 6 de maio de 2010
Editor Responsável: Josemil Arruda

José Roberto Camargo de Souza, advogado do movimento negro do partido Democrático Trabalhista, a convite do vereador Paulo Pedra, participou da sessão ordinária desta terça-feira (4), para pedir o apoio dos vereadores em relação ao projeto que institui como medida de promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, o programa de reserva de vagas, para negros, em concursos públicos para provimento de cargos no Município de Campo Grande.

Durante sua fala, José Roberto disse que a situação da população afro-brasileira é árida, pois é preciso relembrar que os negros foram escravizados por trezentos anos no Brasil, um crime que lesa a humanidade. ‘A população negra vive marginalizada nas periferias, quando se fala em cotas, há um burburinho geral. Não é racismo procurar igualdade de oportunidade, pois a Constituição garante isso”.

José Roberto fez questão de frisar que a luta dos negros por cotas, não seja vista como uma reclamação, mas sim como uma luta que dá direito a todos. “A cota é apenas uma das ações de promoção de igualdade no mercado de trabalho. Será que o negro que trabalha dia e noite tem a mesma oportunidade? Os senhores vão examinar que há constitucionalidade sim nesta proposta. A cota de 10% é importante para que possamos fazer no Brasil uma política social de fato e de direito, não apenas uma falácia”.

O vereador Paulo Pedra afirmou que esta é uma luta de reconhecimento e reparação que o Brasil tem que fazer com os descendentes afro. “O que podemos fazer para algumas raças é apenas a reparação. A Alemanha paga até hoje para o povo judeu, o que se denominou de holocausto, isto é uma reparação”, disse o vereador que afirmou ainda ter o compromisso político e partidário de levantar a bandeira de cotas para negros.

04/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.