quinta-feira, 17 de junho de 2010

EDUCAÇÃO PRIMÁRIA É UM DESAFIO PARA ÁFRICA

Retirado do site Africa21.

09/06/2010
Ensino


Seminário de três dias visa elaborar uma agenda coletiva de novos modelos para o desenvolvimento da educação.
Da Redação, com Panapress

Dar-es-Salaam - O continente africano tem dificuldade para garantir a promoção da inscrição no ensino primário, a conclusão dos estudos neste ciclo e a melhoria da qualidade da educação, declarou o embaixador norte-americano na Tanzânia e junto da Comunidade da África Oriental, Alfonso E. Lenhardt.

Ele notou que, apesar dos esforços de África para garantir o acesso universal à educação primária durante a década passada, o continente está confrontado com estes três desafios aos seus sistemas de educação.

"Em toda África, o número de professores está exatamente abaixo da procura", declarou Lenhardt durante o ateliê regional anual sobre a educação organizado em Dar es-Salaam pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Este seminário de três dias visa elaborar uma agenda coletiva de novos modelos para o desenvolvimento da educação que permitirá estabelecer parcerias duradouras e reforçar a apropriação nacional das atividades de desenvolvimento em 21 países africanos.
Ele deverá servir para melhor utilizar os sistemas nacionais para a concessão de ajuda à educação e envolver mais eficazmente a sociedade civil e as instituições do ensino superior na busca de soluções africanas para os problemas da educação do continente.
Os participantes comparam as suas notas sobre os seus êxitos e fracassos no quadro da aplicação das estratégias da educação que mantêm e melhoram o acesso, em particular para as populações desfavorecidas, melhorando ao mesmo tempo a qualidade da educação para todos.

"O investimento nas crianças dá resultados, e cada xelim, dólar, naira ou rand consagrado à melhoria da educação dum petiz é um investimento no futuro duma família, duma comunidade e duma nação", declarou Lenhardt.

Segundo o diplomata norte-americano, os fundamentos duma sociedade bem instruída são professores qualificados e motivados que aproveitam continuamente as oportunidades para desenvolver e reforçar as suas competências profissionais.

Lenhardt indicou que a educação nos países em desenvolvimento continua a ser uma prioridade para o Governo norte-americano e um pilar importante do trabalho da USAID em África.

Com o apoio do Congresso americano (Parlamento), 925 milhões de dólares americanos foram reservados durante o exercício fiscal de 2010 aos programas de educação e de assistência no mundo, em particular para África.
Desde o último ateliê sobre a educação, organizado em 2008 na Etiópia, Lenhardt declarou que "progressos importantes foram registados no prosseguimento dos objetivos e trabalhámos incansavelmente em nome de milhões de crianças africanas e das suas famílias".

"Oportunidades maiores e melhores para as raparigas irem à escola e poderem fazer estudos superiores são essenciais para o desenvolvimento de África", afirmou o embaixador norte-americano na Tanzânia. Comentar Enviar por e-mailImprimir Download PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.