quarta-feira, 23 de junho de 2010

NEGRO É RETRATADO EM EXPOSIÇÃO

Retirado do site Norte.net.

19/06/2010
Michelle Tondineli
Repórter

Domingo será o último dia da exposição do artista plástico Telêmaco Uga. O vendedor de Cafezinho retrata o dia-a-dia dos negros baianos e a única coisa comum a todos, o cafezinho. De acordo com Telêmaco, estudar jornalismo e estar trabalhando há 10 anos com arte é apenas o começo da transmissão de sentimentos.

- Trabalho com cinegrafia e fazia isso em Salvador. Eu fiz uma exposição em São Romão e o pessoal do centro cultural viu e gostou. Daí surgiu a oportunidade para expor aqui. Esta exposição retrata o vendedor de cafezinho. Em busca de inclusão social, ele vendia com uma caixinha. Isso era costume na Bahia. Eu fiz um quadro e o meu professor de artes na Bahia sugeriu que eu fizesse uma série - diz.

Telêmaco destaca a rotina do rapaz do cafezinho.

- Ele faz uma troca com as pessoas, a do acarajé, troca o cigarro, jogando bola, e tem o concurso do carrinho mais bonito, da diferença de um com o outro. É um pessoal humilde, do subúrbio, pobre, é um folclore. Independente da classe social, todos tomam um cafezinho, é o que fica presente na vida - afirma.

O artista diz que gosta de explorar várias cores. No processo de criação, primeiro ele faz a imagem no papel para depois colocá-la no quadro.

- Esta exposição tem 13 quadros, entre eles xilogravura, papel artesanal de folha de banana, tecido de jeans e quadros - diz.

O vendedor de cafezinho, segundo Telêmaco Uga, é especial porque sempre promove a amizade e um bom relacionamento com as pessoas.

- Acredito que o meu trabalho está enriquecendo a cidade, porque quero que as pessoas reflitam sobre o dia-a-dia. As pessoas falam muito, mas não agem nada. Trabalho com artesanato, cerâmica e papel machê, mas não dá para viver só disso, temos que ter outras funções. Em meus quadros quero passar uma mensagem e não apenas decoração. Os turistas gostam da imagem do negro retratada nos quadros. Um quadro significativo foi dos negros sendo ferrados como se ferra gado, e o barão apenas olhando. O que interessa é fazer uma arte e seguir o nosso caminho de uma maneira diferente - afirma.

No 2º semestre, Telêmaco pretende expor a série que retrata o comportamento humano, com cerca de 20 quadros.

- É uma exposição de pintura moderna. Em cima do comportamento humano, o cidadão se incluiu oficialmente. Se observarmos, nós vivemos na 3ª pessoa, e quimicamente. Deus que faz tudo e o ser humano precisa se enxergar mais. A mulher que ele estupra e engravida joga o feto no esgoto, é bem meu estilo. Uma pintura moderna. É oposto em termo de traços. Eu defino o meu estilo figurativo, me preocupo em colocar a tinta na tela e definir os meus traços no momento. Tem quadro que pinto em duas horas, tem quadro que demoro meses. Depende muito. Sempre fui muito irresponsável, então não tive o costume de catalogar meus trabalhos, mas vendi muito para turistas europeus e para as galerias locais - finaliza.

Outras informações telemacouga@yahoo.com.br ou
(38) 9971-3258
(38) 9971-3258

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.