terça-feira, 10 de agosto de 2010

ESTUDANTES DE CABO VERDE PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

Retirado do site África 21.



04/08/2010
Intercâmbio

Segundo a assessoria da Uni-CV, trata-se de um programa de mobilidade que tem como objectivo despertar vocações científicas em jovens graduandos.
Da Redação

Brasília - Um grupo de 31 estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-Cv) está Brasil para participar de projectos de investigação científica em oito universidadesbrasileiras. Esta é a segunda edição deste programa de mobilidade estudantil, denominado Programa de Iniciação Científica, que resultou do protocolo assinado em janeiro de 2009 entre a Uni-CV e a CAPES, instituição brasileira que coordena os projectos de iniciação científica, mestrados e doutorados.

Segundo a assessoria da Uni-CV, trata-se de um programa de mobilidade que tem como objectivo despertar vocações científicas em jovens graduandos. “Muito se fala na necessidade de fomento de investigação em Cabo Verde, como uma dimensão da qualidade, e nesta medida entende a Uni-CV que é preciso semear. Lançar programas de preparação de futuros cientistas. Além disso, é hoje tendência das universidades proporcionar aos seus estudantes uma vivência cosmopolita e multicultural”, lê-se na nota da universidade, segundo o site ASemana.

O programa envolve este ano as universidades federais de Goiás, Grandes Dourados (Mato Grosso do Sul), Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Uberlândia e a Universidade de Brasília. Para a sua efectivação contribuíram o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Embaixada do Brasil em Cabo Verde.

Seleção
Os estudantes foram seleccionados nos pólos da Uni-CV na Praia e no Mindelo com base no desempenho ao longo do percurso académico e pela importante e consistência dos projectos de investigação propostos. São 19 alunos e 12 alunas das áreas Ciências Biológicas, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Química e Biológica, Física, Geografia e Ordenamento do Território, Matemática, Química, Ciências da Educação, Ciências Sociais, Filosofia, História e Línguas, Literaturas e Culturas.

Estes estudantes regressam ao país em finais de Setembro. Nessa altura realiza-se o II Congresso de Iniciação Científica da Uni-CV em que, à semelhança do ano passado, eles irão apresentar à comunidade académica os resultados dos seus projectos de investigação. Os trabalhos e as comunicações serão avaliados por uma comissão, formada por coordenadores de cursos da Uni-CV, e os melhores serão premiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.